06 grandes vantagens de se ter um bom Logotipo / Identidade Visual para seu agronegócio

Muitos pensam que o agronegócio não tem necessidade de um marketing próprio para criar autoridade e venda de seus produtos e serviços. Estão completamente enganados!

Todos os dias vemos fórmulas mirabolantes para conseguir de um jeito fácil e barato algo que geralmente demanda tempo e investimento. Reunimos algumas dicas importantes e as vantagens de ter um logotipo projetado da forma correta e que seja realmente o que seu agronegócio necessita.

1 – Aproxima o consumidor do seu agronegócio

O logotipo é a representação da empresa produto ou serviço. Nele estão resumidos seus principais atributos. Fazer um logotipo que agrade ao público-alvo é facilitar essa relação e distinguir seu produto dos outros. Marcas poderosas tem seus logotipos reconhecidos por um pequeno detalhe e até mesmo pela cor. O vermelho da Ferrari, as voltinhas do logotipo da Coca-Cola, a maçãzinha da Apple. Tudo começa em um bom logotipo.

2 – Atrai o público-alvo certo

Nenhuma marca vende para todo mundo. É importante definir um público-alvo e direcionar esforços para alcançar esse público. Se outros públicos vierem também a consumir a sua marca, isso é uma consequência. Mas tenha foco e faça com que esse público-alvo reconheça de cara o seu produto. Imagina se a Ford se dedicasse a fazer carros mais modernos e tecnológicos e deixasse de lado a sua fortaleza, que são os carros resistentes e potentes. Correria o risco de não atingir esse novo público e ainda perder o público cativo que foi conquistado através de tanto esforço.

3 – Transmite organização e consistência

As boas marcas possuem bons logotipos. É bem mais fácil reconhecer uma marca com um bom logotipo, o que deve se estender para todos os pontos de contato dessa marca, como site, e-mail, placas, material de papelaria, folhetos, frota… É muito importante que a marca tenha a mesma representação em todos os pontos de contato com o cliente. Isso transmite maior confiabilidade ao consumidor e indica que aqueles produtos são melhores do que aqueles que não possuem uma marca bem definida. Não é uma regra, mas a experiência do consumidor reforça esse hábito. Cabe às melhores marcas se aproveitarem e reforçarem isso.

4 – Confere uma identidade à marca

Um bom logotipo diz muito sobre a marca. Ajuda o cliente a identificar a categoria daquele produto ou serviço. É muitas vezes o primeiro ponto de contato entre o cliente e a marca. Não é exagero dizer que um logotipo é sinônimo da empresa. Sua função é justamente resumir os atributos daquela marca. Por isso é muito importante que o logotipo esteja em perfeita sintonia com a mensagem que a empresa pretende transmitir. Só assim você pode se diferenciar da concorrência.

5 – Um logotipo aumenta o seu reconhecimento

Bons logotipos facilitam muito o caminho. É mais fácil vender, mais seguro inovar e comunica melhor os objetivos de uma marca. É um clichê afirmar que uma boa propaganda não salva um produto ruim. Mas quando o produto é bom, ter um bom logotipo é o começo de uma boa comunicação. O logotipo apropriado multiplica os esforços de venda e de propaganda.

6 – Distingue sua empresa das outras

Parece óbvio, mas sem um logotipo, ou com um logotipo genérico, sua empresa pode se parecer com o concorrente ou ser confundida com uma empresa de outro ramo. Cores semelhantes, uso de siglas ou iniciais, são pontos críticos a serem considerados na hora de criar um logotipo ou fazer um redesign dele. A diferença pode estar em detalhes sutis, mas não se engane: seu consumidor está atento a esses detalhes.

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbbXXri

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...