7 curiosidades interessantes sobre o consumo de carne

O brasileiro é um apaixonado por carne vermelha. Tem como imaginar uma reunião da família no domingo, um happy hour ou um almoço corporativo sem um churrasco, uma costela na brasa ou um espeto corrido?

Então, como admiradores e consumidores de carne que somos, separamos 7 curiosidades interessantes sobre o consumo de carne para você conhecer. Acompanhe!

1. CARNE SUÍNA E SAÚDE MUSCULAR

A carne suína é uma excelente fonte de proteínas, pois contém todos os aminoácidos essenciais para a atividade orgânica, como a manutenção da massa magra e a melhora do desempenho muscular. O corte mais saudável para consumo é o lombo.

Além disso, a carne suína tem, entre seus nutrientes, substâncias potencialmente anti-hipertensivas, e auxilia também na perda de peso, já que existem cortes dos quais a gordura pode ser facilmente retirada, reduzindo então a ingestão de calorias.

2. CARNE VERMELHA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

As carnes bovina, suína e caprina são ricas em vitaminas e minerais que fortalecem o nosso sistema imunológico. Assim, capacitam nosso corpo para lutar contra ameaças de doenças.

O consumo destas também auxilia no tratamento e prevenção de anemia ferropriva, já que em 100 gramas de carne é possível obter até 22,5% da quantidade de ferro diária ideal.

3. CARNE DE FRANGO E COLESTEROL

O frango é um bom aliado no combate ao colesterol, pois é fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Dentre eles está a vitamina B3, também chamada de niacina, que é capaz de aumentar o HDL, ou seja, o colesterol bom.

Além disso, seu teor de gordura é bem baixo se comparado ao de outras carnes, principalmente a carne do peito do frango, quando preparado sem a pele e de forma grelhada.

4. MACIEZ DA PICANHA

Esse corte, que é amplamente procurado por seu sabor, tem textura macia pois é retirado de um músculo que quase não é exercitado, de forma que ele não enrijeça. Além disso, cada boi produz apenas duas peças de picanha, com no máximo 1,5 kg cada. Essa é possivelmente uma das justificativas do preço elevado do corte.

5. CORTES MAIS CONSUMIDOS NO BRASIL

Em nosso país, as carnes mais consumidas são fraldinha, costela, picanha, maminha, contrafilé, bife de alcatra e filé mignon, sendo que a maior parte da picanha consumida aqui é de origem argentina, já que lá esse é um corte que não é muito valorizado.

6. CARNES MAIS CONSUMIDAS NO MUNDO

Hoje, a carne mais consumida no mundo é a suína, com aproximadamente 114 milhões de toneladas por ano. O frango, por sua vez, tem consumo de 106 milhões de toneladas também por ano. Mas estima-se que, levando em consideração o crescimento no consumo do frango nos últimos anos, em 2020 seu consumo seja de 128 milhões de toneladas por ano, tomando, portanto, o primeiro lugar do ranking.

Apesar disso, no Brasil ela ainda é pouco consumida. Aqui o consumo anual de carne suína é de 15 quilos por pessoa, enquanto que na China o consumo chega a 38 quilos por pessoa, e na União Europeia, 45 quilos.

7. O CONTRAFILÉ MAIS CARO

Já imaginou pagar R$ 300,00 em um quilo de contrafilé? Não se assuste, mas é verdade. A carne de raça de gado japonesa que recentemente chegou ao Brasil (aproximadamente 20 anos) pode ser encontrada por esse preço devido à sua excelente suculência, e também à pequena produção no país, algo em torno de 30 mil cabeças, apenas.

Repost: Sal & Grill

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-55p

ruralbook

Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Você pode gostar...