19º Festival do Açaí reuniu milhares de produtores rurais em Inhangapi – Agência Pará

O URL curto do presente artigo é: https://wp.me/p49eYW-2Ds
Fonte: Internet

Fonte: Internet

O 19º Festival do Açaí reuniu, entre os dias 1º e 4 de setembro, cerca de 40 mil pessoas, especialmente produtores rurais, em Inhangapi. A promoção do evento foi da Prefeitura Municipal e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) esteve presente com um estande durante todo o período do Festival, expondo o trabalho desenvolvido pela empresa no município, com destaque para a orientação de manejo de açaizais.

O cultivo do açaí é a base produtiva local. De cada hectare plantado são retiradas cerca de 500 latas de açaí, especialmente da espécie de várzea (considerada uma produção orgânica). A Emater atua em mais de 20 comunidades rurais, assistindo a cerca de 700 famílias, com capacitações, visitas técnicas, forças-tarefas, entre outras ações, voltadas não só para o cultivo do açaí, como também para a mandiocultura e horticultura, contemplando as famílias de agricultores familiares, constituídas por ribeirinhos, quilombolas e agricultores tradicionais.

“Nesse processo, a parceria com a Prefeitura é contínua, e dela resulta, a cada dezembro, a distribuição anual de mais de 100 mil mudas de açaí para os produtores”, lembra o chefe do escritório local, técnico em agropecuária, Luiz Augusto da Silva Góes.

Além do esclarecimento ao público participante da Feira, sobre a cultura do açaí em Inhangapi, Luiz Góes ressaltou que no estande da Emater “também foram dadas várias orientações para o agricultor familiar sobre crédito rural e Cadastro Ambiental Rural (CAR)”.

Por Edna Moura

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: https://wp.me/p49eYW-2Ds

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar Operação * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.