Adepará e Prefeitura de Santa Bárbara debatem apoio à cadeia produtiva – Agência Pará

Foto: ASCOM / ADEPARÁ

Santa Bárbara, localizada a 40 km da capital, está entre os 10 municípios paraenses com os maiores rebanhos de galináceos, ocupando a oitava posição, com cerca de 350 mil cabeças, que representam 2,66%. Mandioca, abacaxi e cacau estão entre as principais cadeias produtivas da região. “A cacauicultura é destaque no município. Temos uma fabrica pronta. A expectativa é que a produção seja bem maior e nos tornemos um grande produtor do fruto”, disse o prefeito eleito.

Segundo ele, uma das metas é aumentar o número de trabalhadores nas unidades produtivas, que, organizadas em cooperativas regularizadas, possam comercializar a produção do município não apenas internamente, mas também em Belém. “Estamos a 30 minutos da capital e na rota para Mosqueiro, que também é um grande mercado comprador para nossa produção”, destacou Nilson Santos.

Agricultura

O técnico da Adepará Marcos Amaral, que atua no posto fiscal de Gurupi, no município de Cachoeira do Piriá, será o novo secretário de Agricultura de Santa Bárbara na gestão do prefeito eleito, Nilson Santos. “Por ser da Agência e saber da importância da atuação, do trabalho que desempenhamos, a Adepará será, claro, um órgão parceiro da Secretaria de Agricultura de Santa Bárbara, para diversos projetos a serem executados”, afirmou Marcos.

O diretor geral da Adepará, Luciano Guedes, assegurou que a Agência, que já desenvolve um trabalho de grande importância de certificação de produtos artesanais no estado, vai contribuir com sua experiência para que, em parceria, desenvolvam um trabalho junto ao produtor rural de Santa Bárbara. “O fato de contarmos com um servidor da Adepará na Secretaria de Agricultura será excelente para as relações entre ambas as partes, sobretudo, na certificação de produtos artesanais da região e no fortalecimento da defesa sanitária, com foco também na certificação da produção, para conquistar novos nichos no mercado regional”, projetou Luciano.

Por Camila Moreira

Fonte: Agência Pará

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/fhykC

Você pode gostar...