WhatsApp - 94.99148.2775

Agricultura familiar é tema de debate na UFPA

Conferência irá debater ações humanas em relação à natureza

Debater alternativas para recuperar áreas degradadas pelo homem, discutir a geração de renda e a segurança alimentar são os objetivos da conferência sobre agricultura familiar que acontece hoje, às 9h, no auditório do Centro de Capacitação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A conferência, que faz parte da rede da Associação Brasileira de Agroecologia e Agricultura Familiar, também irá tratar dos sistemas agroflorestais em bases agroecológicas. O evento tem entrada gratuita.

A palestra será ministrada pelo professor Milton Parron Padovan, pesquisador da Embrapa do Oeste do Mato Grosso do Sul. O professor vai expor o resultado de sua pesquisa sobre sistemas agroflorestais, a qual busca alternativas de melhoria tanto na geração de renda como na segurança alimentar.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a segurança alimentar e nutricional consiste no direito de acesso regular e permanente a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, aliado a práticas de produção, transporte e armazenamento que tragam benefícios à saúde e sejam sustentáveis do ponto de vista ambiental, cultural, econômico e social.

Segundo o coordenador do evento, Luis Mauro Silva, a conferência vai tratar principalmente da agricultura familiar, sendo um debate importante para quem estuda Ciências Agrárias, Economia e Ciências Sociais. “É um tema estratégico como política pública nacional. O Milton Padovan vai abordar a agroecologia e a agricultura orgânica, uma discussão em prol da contribuição para uma agricultura mais sustentável”, esclarece.

“A questão da economia e da segurança alimentar é um debate aquecido nacionalmente. Tem um apelo muito forte para todas as bases, mas, principalmente, para quem está discutindo a sustentabilidade, o Código Florestal e a Agricultura Familiar. É importante debater no cenário nacional, em especial na Amazônia, como os sistemas agroflorestais têm sido uma alternativa de sustentabilidade na agricultura”, acrescenta Luis Mauro.

O evento é uma realização do Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/UFPA) e Especialização DAZ, em cooperação interinstitucional do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da UFPA com a Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa/Oeste do Mato Grosso do Sul.

Fonte: O Liberal

Imagem: Blog do Professor Valnir

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbZgGdX
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar