Alexandre Garcia: ‘A saída para a crise econômica é o agro’

O comentarista do Canal Rural analisa o impacto do coronavírus no mundo e afirma que o Brasil deve aproveitar as oportunidades que surgirão quando a tensão passar

A crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Covid-19) traz consigo algo muito maior, que é a crise econômica. Para tentar explicar a dimensão do problema, o comentarista Alexandre Garcia lembra da greve dos caminhoneiros, em 2018. “No mês seguinte, as exportações caíram 5,5% e tivemos a inflação mais alta em 20 anos. E foram só 11 dias, em um setor (o de transporte) e no nosso país. Agora imagine essa”, diz.

Segundo Garcia, o vírus também vem com uma “propaganda” muito forte, que beira o exagero em alguns momentos, mas a doença está paralisando diversas atividades: turismo, hotelaria, transporte aéreo e restaurantes. “Só o produtor de álcool gel está se dando bem e quem vende máscara”.

O comentarista destaca, ainda, a situação na China, que já está controlando o problema sanitário. “Estão exportando auxílio para os italianos, inclusive. E comprando nossos produtos e empresas ocidentais a preços mais baixos. Isso se explica por uma palavra chinesa escrita com os ideogramas de crise e oportunidade. Temos que enxergar as oportunidades depois que passar esse barulho todo”, diz.

Alexandre Garcia afirma que só vê uma saída para a crise econômica: a agropecuária. “Todo mundo está parando, mas o agro não para nunca. Ele é necessário para produzir alimentos e divisas. É da terra que vem a riqueza deste país, o mundo está descobrindo que o alimento é essencial”, frisa.

Fonte: CanalRural

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-5X3

Você pode gostar...