WhatsApp - 94.99148.2775

Árvores podem dar frutos parecidos com a graviola – Globo Rural

A falsa-gravioleira também pode ser consumida em forma de suco

O suco da fruta tem aspecto mais viscoso do que da graviola comum (Foto: Reprodução)

O suco da fruta tem aspecto mais viscoso do que da graviola comum (Foto: Reprodução)

Alguns dizem que a polpa é parecida com graviola, mas a casca é lisa dessa fruta cuja muda comprei já enxertada pensando ser de pitaia. O que é?
Iedi Schefer, por email

De nome cientifico Annona montana, a fruteira é uma espécie da família Anonaceae, a mesma da graviola (A. muricata), fruta-do-conde (A. squamosa) e cherimóia (A. cherimola). Também existem espécies muito conhecidas e exploradas regionalmente, como o marolo encontrado no cerrado brasileiro. Comumente, é chamada de falsa-gravioleira, sendo nativa do Vale do Ribeira e da Mata Atlântica. Apesar de ser parecida com a gravioleira, possui frutos menores, com casca lisa, polpa amarelada e pouco apreciada.

O suco da falsa-gravioleira tem aspecto viscoso e deve ser consumido logo após ser processado, pois seu aspecto torna-se rapidamente gelatinoso, além de exalar cheiro forte. Diferentemente, o suco da graviola é considerado um dos melhores do mundo. Vale esclarecer que a árvore da falsa-gravioleira apresentada na foto não é enxertada. Para plantio de qualquer planta deve-se retirar o pote ou saquinho para liberar as raízes. A recomendação é comprar mudas somente de de viveiristas idôneos.

CONSULTOR: JOSÉ ANTONIO ALBERTO DA SILVA, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Av. Rui Barbosa, s/nº, CP 35, Colina (SP), CEP 14770-000, tels. (17) 3341-1332 e (17) 3341-1902, jaas@apta.sp.gov.br

Fonte: Revista Globo Rural

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/MY4s2
Sobre o autor

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar