WhatsApp - 94.99148.2775

Audiência discute andamento de ações para aplicação do Código Florestal

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai promover audiência pública para debater a implementação nacional do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs).

Esses instrumentos são considerados fundamentais para a efetiva aplicação do Código Florestal (Lei12.651/12) aprovado recentemente pelo Congresso.

CARO deputado que pediu a audiência, Antônio Roberto (PV-MG), faz parte do Grupo de Trabalho que acompanha a implementação do Código Florestal. Ele considera essencial para essa tarefa “saber em que estágio se encontra a implementação do CAR, na esfera federal e nos Estados, e dos PRAs”.

O que são?

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O cadastro é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Já os Programas de Regularização Ambiental, instituídos pela União, os Estados e o Distrito Federal, são as iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais para adequar e promover a regularização ambiental de suas propriedades. O Código Florestal estabeleceu o prazo de um ano, prorrogável por igual período, para que fossem elaborados os PRAs.

Convidados

Foram convidados para a audiência representantes:
– do Ministério do Meio Ambiente;
– do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama);
– da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema);
– da Confederação Nacional da Agricultura (CNA); e
– do Observatório do Código Florestal.

A data da reunião ainda não foi definida.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbCaa6T
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar