Brasil multiplica genética do gado akaushi – Globo Rural

Brasil multiplica genética do gado akaushi

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Um audacioso projeto promete sacudir o mercado brasileiro de produção de carne premium, atualmente em forte expansão. Trata-se de um programa de multiplicação da genética do gado akaushi, de origem japonesa, cuja carne é considerada de altíssima qualidade, pelo alto grau de marmoreio (gordura entremeada) e características únicas de sabor e suculência. “Além disso, a raça taurina é capaz de produzir uma carne bastante saudável, com elevado índice de ácido oleico, o Ômega 9, bem superior ao Ômega 3 do salmão”, compara o empresário Júlio Resende, fundador do projeto e presidente da Origine, empresa de Brasília (DF).

No início de junho, o Brasil recebeu, pela primeira vez na história, oito bovinos vivos da raça pura akaushi (seis touros e duas vacas), que foram importados dos Estados Unidos, pelo grupo Origine, e estão alojados em uma fazenda de Itatinga, interior de São Paulo, pertencente à Seleon Biotecnologia, prestadora de serviços em coleta e processamento de sêmen e produção in vitro de embriões, que é a principal parceira do projeto de multiplicação da raça japonesa no Brasil.

Gado no campo – O projeto akaushi teve início há quatro anos, quando a Origine começou a importar doses de sêmen dessa raça da empresa norte-americana Heartbrand Beef, do Texas, detentora do direito de uso da genética Akaushi fora do Japão. “Fizemos um acordo com a Heartbrand Beef que prevê a propagação exclusiva da carne akaushi pelo mundo, tendo o Brasil como base para a multiplicação dessa genética, por meio do cruzamento industrial em vacada nelore ou de outras raças”, explica Resende.

Atualmente, o projeto da Origine já conta com 100 fazendas parceiras no Brasil, o que  resultou na produção de 23.000 animais meio-sangue akaushi. Os primeiros lotes de animais terminados (cerca de 5.000 cabeças já abatidas) estão sendo comprados pela Origine e abatidos em frigoríficos terceirizados. “Essa carne é fornecida para redes de churrascarias e casas de carne do País”, conta Resende, acrescentando que, em 2018, a empresa pretende inaugurar a primeira indústria própria de abate e industrialização da carne akaushi, que será instalada em Estreito, no Maranhão. Nessa fase, a produção dos cortes especiais levará a marca própria Origine e será quase toda direcionada ao mercado externo.

Encontro dos Encontros da Scot
Serão três eventos em uma semana: Encontro de Adubação de Pastagens, Encontro de Criadores e Encontro da Pecuária Leiteira. Movimentado assim, o Encontro dos Encontros, comandado pela Scot Consultoria, do meu velho conhecido, Alcides Torres, será realizado nos dias 27, 28, 29  e 30 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Além do time de analistas da Scot Consultoria, nomes como o do professor Moacyr Corsi (ESALQ/USP), Adilson Aguiar (FAZU/Consupec), Godofredo Vitti (ESALQ/USP), Pietro Baruselli (FMVZ/USP), José Bento Ferraz (FZEA/USP), Ricardo Reis (FCAV/UNESP), Junior Colombo (da CATI), Júlio Palhares (Embrapa Pecuária Sudeste), entre outros, estão confirmados como palestrantes.

A proposta do  Encontro dos Encontros da Scot Consultoria é apresentar novas alternativas e soluções, preparar o pecuarista e ajudá-lo sempre a ganhar dinheiro, me disse o próprio Alcides Torres.

Por Sebastião Nascimento

Fonte: Globo Rural

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

Vídeos Curtos