Brasil terá que aprender a conviver com a helicoverpa, diz consultor

O Brasil precisará aprender a conviver com a Helicoverpa armígera, a praga que já causou prejuízos em diversas culturas do país. A opinião é do consultor José Tadashi, com mais de 40 anos de experiência em pesquisa sobre a soja.

0,,69833013,00Segundo ele, a presença da lagarta nas lavouras é “irreversível” e a situação deve se acomodar. No entanto, até que a natureza faça o seu trabalho de “restabelecer o equilíbrio”, é preciso agir com urgência no combate à praga. “O jeito é conviver. Não é o caso de se desesperar, mas tem que resolver o problema”, diz o consultor.

Tadashi defende a liberação de novas moléculas de defensivos contra a praga, mesmo que estejam pendentes os testes no Brasil. Para o consultor, o trabalho de pesquisa deve ser feito em parceria com outros países, onde os produtos já foram testados.

“Com muito custo, vai se chegar a um equilíbrio. Mas, até lá, temos que reconhecer que somos deficientes de infraestrutura para reagir a isso. Temos que aprovar as novas moléculas e fazer testes com as que já existem”, afirma.

Ele defende também um fortalecimento da assistência técnica, para uma interação maior entre a pesquisa e o produtor. Ele lembra que se o combate a pragas como a helicoverpa não for feito com acompanhamento técnico, pode abrir espaço para a proliferação de outros problemas.

O consultor José Tadashi é um dos participantes do Circuito Tecnológico Aprosoja, iniciado nesta segunda-feira (14/10). A expedição por regiões produtoras de Mato Grosso envolve profissionais da entidade, pesquisadores, consultores e estudantes de agronomia.

A expectativa é percorrer mais de 600 propriedades mato-grossenses. Nesta semana, as equipes percorrerão as regiões Norte e Oeste do estado, passando por municípios como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Na próxima semana, serão visitadas as regiões Sul e Leste do Estado.

Fonte: Globo Rural

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

Vídeos Curtos