Como evitar o estresse das aves no chão

Galinhas “não gostam” de temperaturas acima dos 36ºC

Ao contrário da maioria dos mamíferos, as aves não têm glândulas sudoríparas, portanto não têm a possibilidade de dissipar o excesso de temperatura através da transpiração, o que causa estresse nas aves que vivem no chão, como as galinhas. Foi isso que afirmou o veterinário Pablo Barbano, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina.

É que, segundo o especialista, “com altas temperaturas, o consumo voluntário de alimentos diminui, a conversão alimentar e a produção de ovos na fase postural caem”. Nesse sentido, Barbano destacou que “temperaturas ambientes acima de 36 ° C diminuem a postura diária pelo baixo consumo em 5%, o que também prejudica a qualidade e o peso do ovo”.

Dentre as principais diretrizes de gestão, a fim de evitar esses riscos, o especialista destacou a importância de planejar a localização do galpão. “Para Buenos Aires, a orientação adequada em armazéns de queda única é localizar a frente mais alta do norte”, ele recomendou. Assim, haverá luz solar ao longo do dia e a incidência da luz solar será evitada durante o meio dia, fatores que devem ser evitados em qualquer lugar do mundo.

Além disso, Barbano disse que “você deve ter pelo menos os lados e a frente com soquetes fechados de 50 cm (cegos) e até a altura do lintel com fiação romboidal / hexagonal aberta e com cortinas plastilares”. Para o especialista, o manuseio da cortina é “vital” para controlar a ventilação e a umidade relativa do ar dentro do local.

No piquete de pastagem, ao redor do galpão, é aconselhável plantar um bosque com espécies decíduas de rápido crescimento, como cinzas, salgueiros, paraíso ou amora. Com essa particularidade proporciona boa sombra no verão e boa penetração da radiação solar no inverno.

Para o controle interno da temperatura, uma meia sombra de 30 centímetros deve ser colocada no teto do lado externo para evitar aquecimento por radiação extrema na folha. Além disso, também é uma maneira válida de regar o telhado em altas temperaturas para dissipar o calor. Em áreas muito quentes, colchões / paliçadas de grama são usados no telhado para a mesma finalidade.

Fonte: Agrolink

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-5US

Você pode gostar...