Confira a previsão do tempo para este fim de semana

Fortes chuvas atingem praticamente todo o país durante o sábado; no domingo o risco de descargas elétricas aumenta na região Sul

Sábado, dia 16

Sul 

O primeiro dia do fim de semana começa com  mudanças no tempo em grande parte da região. A formação de duas regiões de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e Paraguai levam umidade e garantem pancadas de chuva  entre o oeste gaúcho até o norte do Paraná, com chance de acumulados elevados.

Entre o litoral norte de Santa Catarina até litoral do Paraná, o dia seguirá encoberto e com chuva a qualquer momento, com temperaturas amenas.

Sudeste 

No sábado, a frente fria e as áreas de baixa pressão seguem atuando pela costa do Sudeste.
Há risco para pancadas de chuva na maior parte da região.  Entre o leste paulista e sul do Rio de Janeiro as temperaturas diminuem ao longo da tarde em comparação com o dia anterior.
Já entre sul, norte paulista e o sul mineiro são esperados elevados volumes de água e potencial para temporais no final do dia.

Centro-Oeste 

O dia começa começa com sol entre nuvens em todo o Centro-Oeste, favorecendo a elevação das temperaturas e garantindo mais um dia de calor.

Entre a tarde e à noite, são esperadas pancadas de chuva com trovoadas. Apenas no sul do Mato Grosso do Sul, fortes ventos em altitude garantem pancadas de chuva com grande acumulados de água.

Nordeste 

Dia com tempo seco entre a faixa leste da Bahia até o interior da Paraíba, devido a atuação da massa de ar seco.

Já entre as faixas oeste e norte a chuva ainda persiste intercalada com períodos de sol. Os volumes de chuva seguem elevados entre Maranhão e Piauí.

Norte 

O dia começa com pancadas de chuva acompanhada de trovoadas especialmente entre Pará, Tocantins e Amazonas, onde são esperados acumulados de até 30mm.

Nas demais áreas da região, a chuva é mais fraca, com menor volume e de forma mal distribuída. O calor segue predominando em todos os estados.

Domingo, dia 17 

Sul 

Domingo de chuva em toda a região sul, devido aos ventos em altos níveis da atmosfera e uma região de baixa pressão atmosférica no Uruguai.

O tempo fica fechado e pode ocorrer pancadas de chuva a qualquer momento do dia entre o oeste do Rio Grande do Sul até o oeste do Paraná.

A forte chuva também atinge as demais regiões com possibilidade de descargas elétricas.

Sudeste 

O tempo segue com instabilidade em quase toda a região, e chuva mais
forte fica concentrada entre norte paulista, sul e leste de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com volumes mais expressivos.

Nas demais áreas, pancadas de chuva seguem intercaladas com períodos de melhoria. As temperaturas ficam amenas nas cidades litorâneas paulistas e
fluminenses, devido ao risco de chuva e ao aumento de nebulosidade.

Centro-oeste 

A chuva ganha força na região, devido a combinação de calor e umidade. Os maiores volumes acontecem no norte do Mato Grosso.

No restante do centro do país, o dia será marcada por períodos de sol entre a manhã e à tarde, e pancadas de chuva isoladas no final do dia.

Nordeste 

Tempo quente predominantemente entre Bahia e Sergipe, enquanto o tempo segue instável nas demais áreas nordestinas.
Há risco para chuva volumosa entre Maranhão e Ceará mais uma vez, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Norte 

O dia começa com  tempo instável em todo a região devido a instabilidades tropicais. As pancadas de chuva mais fortes acontecem entre Rondônia, amazonas, Pará e Tocantins, onde há risco para elevado volume de água.

Fonte: Cana Rural

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-5oT

Você pode gostar...