WhatsApp - 94.99148.2775

Dia de campo apresenta diferentes arranjos produtivos para grãos em Paragominas – Embrapa Oriental


articleRegião já é a maior produtora de grãos do estado e prevê supersafra de 800 mil toneladas de soja para este ano

A Embrapa Amazônia Oriental realiza nesta quarta-feira, 18 de maio, Dia de Campo sobre produção de grãos em diferentes arranjos produtivos, na cidade de Paragominas. O evento contará com seis estações e vai apresentar aos produtores da região e demais agentes da cadeia produtiva, os resultados de pesquisas e tecnologias para as culturas de soja, milho, arroz, feijão-caupi e girassol, além de sistemas de produção que visam a otimização da terra, recursos e insumos, como o Sistema Plantio Direto (SPD) e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

O dia de campo ocorre no Núcleo de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologias da Embrapa (NAPT) Belém-Brasília, com início previsto para às 7h30.

Paragominas e os municípios que integram o polo de grãos da região estão em plena colheita da safra 2016. De acordo com o pesquisador da Embrapa Jamil Chaar El-Husny, o dia de campo foi pensado exatamente para esse período, pois passada a colheita, os produtores iniciam a semeadura da safrinha e concentram esforços para pensar também, o plantio da safra do próximo ano. “Hoje a safrinha já representa lucratividade de uma segunda safra num mesmo ano agrícola. A Embrapa vai apresentar em campo, sementes de variedades e cultivares que possuem alta produtividade e preços competitivos em relação às sementes disponíveis no mercado”, enfatizou o pesquisador.

Ele explicou ainda que para obter maior lucro e produtividade, é importante utilizar sistemas produtivos mais eficientes, que possibilitem a redução de custos com insumos, melhor aproveitamento da área cultivada e ainda, proteção do solo.

O Sistema Plantio Direto é uma das tecnologias apresentadas. Nesse sistema o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem, aproveitando a palhada da cultura anterior, visando manter o solo sempre coberto, pois essa cobertura tem por finalidade proteger o solo do impacto direto das gotas de chuva, da erosão e garantir melhor adubação. Já o ILPF é uma estratégia de produção sustentável que tem como singularidade a integração, em uma mesma área, das atividades agrícolas, pecuárias e florestais. Os ensaios de ILPF e SPD são voltados exclusivamente às condições e especificidades do Nordeste Paraense.

O dia de campo “Produção de grãos em diferentes arranjos” é promovido pela Embrapa Amazônia Oriental, NAPT Belém-Brasília, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Prefeitura de Paragominas, Emater Pará, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Cirad.

Previsão de supersafra de grãos no Pará

De acordo com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Pará (Aprosoja Pa), a expectativa de produção para este ano é recorde com cerca de 1.150 milhão de toneladas de soja, em todo estado, mais outras 118 mil toneladas da safra verão (safrinha). Desse total, 350 mil toneladas somente em Paragominas, mas se somada a produção do chamado do polo Paragominas, que conta ainda com os municípios de Ulianópolis, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Tailândia, esse volume salta 800 mil toneladas, quase 70% de toda a safra do Pará.

Vanderlei Ataídes, diretor presidente da Aprosoja Pa explicou que dos 422.700 hectares (ha) de grãos plantados no estado, 397 mil são de soja e destes, 227 mil ha estão no polo Paragominas.  O produtor fala ainda que o Pará tem grande potencial para grãos e que a expectativa do setor é de ampliar a produção paraense, somente em áreas já abertas, para até dois milhões de ha em poucos anos.

Serviço:

Dia de Campo “Produção de grãos em diferentes arranjos”

Data: 18 de maio de 2016

Local: NAPT Belém-Brasília (Rod PA 256, km 06, S/N, ao lado da Ufra)

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Telefone: (91) 3204-1099

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/lVqp8
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar