Dia de campo promove variedade melhorada de banana na região nordeste – Agência Pará

FOTO: ASCOM / EMATER DATA: 28.11.2016 SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ - PARÁ

FOTO: ASCOM / EMATER
DATA: 28.11.2016
SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ – PARÁ

Mais de 100 agricultores de Santo Antônio do Tauá participaram, na última semana, de um Dia de Campo que marcou o lançamento do cultivo de bananeira BRS Pacouá, espécie mais tolerante a pragas e doenças, como a Sigatoka amarela, e mais resistente para transporte, com a penca mais firme. A atividade foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Sítio Dois Irmãos, localizado na PA-140, com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). 

O Dia de Campo foi acompanhado por quinze técnicos da Emater de seis municípios – Benevides, Castanhal, Marapanim, Santa Izabel, Vigia, além de Santo Antônio do Tauá – que conduziram as caravanas com cerca de 80 agricultores da região.

FOTO: ASCOM / EMATER DATA: 28.11.2016 SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ - PARÁ

FOTO: ASCOM / EMATER
DATA: 28.11.2016
SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ – PARÁ

A chefe do escritório local da Emater, engenheira agrônoma Ana Lima, ressalta que a variedade Pacovan é a mais utilizada no município. “A Pacouá é um resgate melhorado de variedades que já são conhecidas. A novidade impulsionou a cadeia produtiva da banana no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proaster) 2017”.

Em 2017, será organizada uma Comissão de Trabalho para a Bananicultura, que ficará a cargo do planejamento e execução de ações conjuntas com a Emater, prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Embrapa.

De acordo com a supervisora do escritório regional da Emater em Castanhal, engenheira florestal Norma Iracema Rosa, a cultura da banana é uma atividade potencial para a agricultura familiar do nordeste paraense porque une “boa lucratividade e segurança alimentar. “Com tecnologia, podemos superar pragas e doenças e expandir a atividade, oferecendo produtos melhores e gerando trabalho e renda”, resume.

Por Aline Miranda

Fonte: Agência Pará

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/lW1xR

Você pode gostar...