Emater capacita extrativistas de Chaves no manejo de açaizais de várzea – Agência Pará

O URL curto do presente artigo é: https://wp.me/p49eYW-35V

FOTO: ASCOM / EMATER PA
DATA: 03.01.2017
CHAVES – PARÁ

Cinquenta e quatro extrativistas da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, na Ilha Caviana, em Chaves, município do Marajó, participaram de uma capacitação em manejo de açaizais de várzea ofertada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a Embrapa do Amapá. O curso permitiu aprimorar os conhecimentos dos agricultores familiares para aumentar a produção do fruto.

A Emater vem garantindo assistência técnica à comunidade desde 2011 no manejo de açaizais nativos de várzea, com resultados satisfatórios, a partir da qual foi possível implantar, na própria comunidade, uma Unidade de Aprendizagem de Manejo de Açaizais. Em 2017, o objetivo é dar continuidade às capacitações para que se possa avaliar os resultados obtidos na Unidade.

FOTO: ASCOM / EMATER PA
DATA: 03.01.2017
CHAVES – PARÁ

Segundo o engenheiro agrônomo Orlando Sauma Lameira, chefe do escritório local da Emater, estão previstas no município mais três capacitações este ano, com apoio do Projeto Bem Diverso”. Segundo Lameira, na última capacitação de 2016, os extrativistas receberam, com o apoio do projeto, um kit contendo botas, capacetes, terçados, machados, cavadeiras retas e trenas.

O curso abordou tópicos como o novo código florestal, diversidade e estrutura das florestas de várzea, princípios e requisitos para o manejo desse ecossistema, licenciamento ambiental e manejo sustentável de açaizais. Na parte prática, os participantes fizeram pontos de demarcação de blocos, inventário florestal, planejamento de intervenções e intervenções de manejo.

Por Edna Moura

Fonte: Agência Pará

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: https://wp.me/p49eYW-35V

Você pode gostar...