Emater firma parceria para expansão da cultura do cacau no estado – Agência Pará

Foto: Divulgação / SECOM

Foto: Divulgação / SECOM

Foi publicado na terça-feira, 11, no Diário Oficial do Estado (DOE), extrato do Protocolo de Intenções n° 004/2016, que trata de parceria institucional entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) visando criar condições que viabilizem a execução de um conjunto de ações voltadas à expansão e fortalecimento da cacauicultura do Estado do Pará.

A Emater está sempre empenhada na diversificação da produção agrícola junto aos agricultores familiares, com ações que visam impulsionar a expansão de cadeias produtivas, entre as quais a expansão da cultura do cacau no estado. Esta parceria se desenvolverá através do reforço aos trabalhos gerais de assistência técnica, capacitação de técnicos, produtores, trabalhadores rurais, defesa fitossanitária e melhoria da qualidade do cacau paraense, através da consolidação de um projeto técnico que definirá o nível de responsabilidade e atuação de cada instituição parceira envolvida.

A assinatura foi realizada no dia 23 de setembro e sua vigência será de 23/09/2016 a 22/09/2020. Os órgãos envolvidos, além da Sedap e Emater são: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

No contexto que visa o fortalecimento das cadeias produtivas do estado encontra-se o Acordo de Resultados, com 63 tarefas anexadas para execução entre 2016 a 2019; a instalação da Comissão de Acompanhamento ao “Pará 2030” com a missão de ajustar metas convergentes; e a definição de responsáveis pelas cadeias produtivas prioritárias que estarão articulados com os responsáveis correspondentes na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), para cumprimento de metas. O responsável pela expansão da cultura do cacau, definido pela Emater, é o engenheiro agrônomo Paulo Augusto Lobato da Silva.

Por Edna Moura

Fonte: Agência Pará

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-2Qw

Você pode gostar...