Emater leva minifazenda para a Feira Agropecuária de Castanhal

Apicultura, horticultura, fruticultura, bovinocultura de leite, avicultura caipira, plantas, ornamentais e medicinais, hidroponia, piscicultura, horta em pequenos espaços e outros projetos desenvolvidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Castanhal e no nordeste paraense serão demonstrados no Modelo Rural, durante os oito dias da Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), que começa sábado (7), a partir das 18 horas.

20499_modeloruralcastanhalO evento é promovido pelo Sindicato Rural de Castanhal e parceiros e oferece uma programação cultural e técnica que inclui palestras e seminários. Agricultores familiares são o público alvo dos eventos da Emater. O manejo de açaizal nativo, o uso de defensivo alternativo natural e a cadeia produtiva da mandioca são temas de palestras. Na terça-feira (10), ocorre o seminário da cadeia produtiva da mandioca.

Quem visitar o Modelo Rural – uma minifazenda idealizada pela Emater, que demonstra as atividades desenvolvidas no campo, chegando até a comercialização – também poderá acompanhar o processamento da farinha e derivados da mandioca. “Farinhas, beiju, tucupi, goma, bolos, todos esses produtos serão comercializados durante a feira”, antecipa o técnico da Emater Eduardo Costa.

A Emater estará presente na Expofac com cerca de 25 técnicos de diversas áreas, oferecendo informações e orientações sobre as atividades que a empresa desenvolve, como Cadastro Ambiental Rural (CAR), emissão do documento de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e crédito rural.

Dentro do Modelo Rural, a Emater também vai demonstrar a criação de carneiros, atividade promissora na região por conta da qualidade do produto para alimentação e também pela expectativa da implantação de uma agroindústria de abate de ovinos e caprinos. “Fora a carne, o couro do carneiro também pode ser comercializado. Além disso, a área de pasto necessária para a criação é muito inferior à do gado, com retorno de lucro de pelo menos 40%”, calcula Eduardo Costa.

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rb1Ge8V

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar