Embrapa oferece curso de criopreservação de ovócitos e embriões bovinos – Embrapa

Evento acontece no período de 28/11 a 01/12 e as inscrições já estão abertas. Garanta a sua até o dia 15/09 e parcele o valor em três vezes.

article (1)

Foto: Claudio Bezerra

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Brasília, DF, promove no período de 28/11 a 01/12 o curso Criopreservação: congelamento e vitrificação de ovócitos e embriões bovinos. Voltado a profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Biotecnologia, Biologia e outras afins, o curso tem como objetivo capacitar os participantes nas técnicas de criopreservação de ovócitos e embriões bovinos, a partir de conhecimentos práticos e teóricos dos procedimentos de congelamento clássico e vitrificação. Estão sendo oferecidas oito (8) vagas e as inscrições podem ser feitas na página da Unidade, pelo endereço: https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-criopreservacao. Quem se inscrever até o dia 15/09, pode parcelar o valor em três vezes. 

O desenvolvimento de técnicas de criopreservação de embriões teve seu início na década de 1970, com o aumento de estruturas excedentes provenientes da coleta de embriões de animais de alto valor genético. Ao longo das décadas, os cientistas foram aprimorando essas técnicas, de forma a recuperar e manter a qualidade das estruturas crioconservadas.

Hoje, a criotecnologia, associada a biotecnologias reprodutivas como a fecundação in vitro, a inseminação artificial e a transferência de embriões, é bastante utilizada  para preservar de material genético como sêmen, embriões e óvulos, visando à constituição de bancos de germoplasma animais. Enquanto na medicina humana, a meta é solucionar problemas reprodutivos ligados à infertilidade, na medicina veterinária, o objetivo principal é aumentar a produtividade de animais de alto valor genético e a conservação de recursos genéticos de raças ameaçadas de extinção.

O curso vai contar com aulas teóricas, nas quais serão apresentados conceitos gerais da fisiologia ovariana bovina e embriologia, como: ovogênese; desenvolvimento embrionário inicial in vitro e in vivo; princípios da criopreservação e agentes crioprotetores; métodos de criopreservação; material e equipamentos necessários para criopreservação; avaliação de ovócitos e embriões pós-criopreservação; e mercado e uso comercial da criopreservação de ovócitos e embriões.

Nas aulas práticas, os participantes serão capacitados em: criopreservação de embriões pelo congelamento lento; vitrificação de ovócitos e embriões pelo método OPS; vitrificação de ovócitos e embriões pelo método Cryotop; descongelamento e aquecimento; e avaliação de ovócitos e embriões após o aquecimento e descongelamento.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos. Garanta logo a sua e consiga boas condições de pagamento. Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.

Fernanda Diniz (MTB/DF 4685/89)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
fernanda.diniz@embrapa.br

Fonte: Embrapa

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/OFOeV

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar