Encontro entre Marinha e Semas garante proteção ao meio ambiente – Agência Pará

FOTO: ASCOM / SEMAS
DATA: 18.01.2017
BELÉM – PARÁ

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) reforçou parceria com a Marinha do Brasil em um encontro ocorrido na sede do 4º Distrito Naval, em Belém. O encontro serviu para fortalecer as relações entre os órgãos e garantir melhor integração de forças e expertise no sentido de cuidar dos recursos do estado, coibindo ações criminosas, desmatamento e garimpos ilegais, em áreas de costa da região.

Os integrantes do corpo estratégico da marinha destacaram a importância de unir forças com o órgão gestor ambiental para apoiar ações em prol da proteção dos recursos do estado. O secretário de Meio Ambiente, Luiz Fernandes Rocha, levantou pontos importantes sobre a realidade do estado no que se refere ao monitoramento das atividades de manejo florestal e transporte de cargas em regiões mais afastadas e de acesso exclusivo por vias navais, destacando a importância de atuação conjunta junto à marinha do Brasil.

Além do secretário, participaram da reunião o secretário adjunto de Regularidade Ambiental, Thales Belo; de Recursos Hídricos, Ronaldo Lima, e de gestão administrativa e tecnológica, Cláudio Lima. O delegado Marcos Miléo, da Assessoria de Inteligência da Semas, também esteve presente, mostrando a atuação estratégica da secretaria no levantamento de informações e dados para elaboração de operações em todo o estado.

Centro de monitoramento ambiental

O novo pólo de monitoramento da Semas, que deve ser lançado até o fim de fevereiro, vai apoiar as ações táticas de vários órgãos, incluindo a Marinha. A nova estrutura vai contar com monitoramento de balsas que trafegam pelos rios da região, auxiliando, portanto, o trabalho de enfrentamento às ações de transporte ilegal de cargas como madeira, por exemplo.

Luiz Fernandes agradeceu aos anfitriões a receptividade e ressaltou a importância da atuação integrada dos órgãos. “Queria agradecer a recepção e dizer que trouxemos também nossa equipe da Semas para explicar como nosso trabalho funciona. A gente atua de forma integrada, para justamente garantir o atendimento de todo o estado, no que se refere ao cuidado e à gestão do meio ambiente”, declarou Luiz Fernandes.

Na avaliação do comandante do 4º Distrito Naval, Alípio Rodrigues da Silva, a relação próxima entre Semas e Marinha vai garantir uma atuação efetiva e integrada em prol do desenvolvimento do estado. “A reunião foi muito produtiva. Foi possível discutir vários pontos de interesse e de interface entre a Marinha e a Secretaria de Meio Ambiente. Com isso, nossa expectativa é que possamos aumentar bastante a integração das nossas atividades durante este ano”, afirmou o comandante.

Por Naiana Gaby Ferraz Monteiro Santos

Fonte: Agência Pará

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-39Q

Você pode gostar...