Estudo apresenta perspectivas para a agropecuária em 2017 – MAPA

Segundo a Conab, preços elevados tendem a incentivar produção

agropecuária

O setor agropecuário brasileiro deve seguir em alta na próxima safra. A projeção é do estudo “Perspectivas para a Agropecuária, safra 2016/2017”, divulgado, na terça-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa aponta que, apesar do arrefecimento da economia, a atividade teve em trajetória distinta à queda do PIB e subiu 1,8% em 2015.
 
A análise foi realizada para produtos como algodão, arroz, carnes, lácteos, milho, soja e sorgo. No caso do milho e da soja, por exemplo, o cenário atual mostra que os preços elevados tendem a incentivar a produção dos cereais. O cultivo do feijão deve ser incrementado pelo preço recebido pelos produtores – que em termos reais foi um dos maiores da história – e beneficiado pelo clima. A previsão dos meteorologistas é de que o próximo ano será regido pelo fenômeno La Niña, que deverá contribuir para a redução dos riscos de excesso de chuvas durante as colheitas.
 
De acordo com a Superintendência de Gestão da Oferta da Conab, o objetivo do estudo é oferecer ao setor produtivo um panorama do que esperar para a próxima safra, em termos de mercado, e auxiliar o produtor na decisão sobre o que plantar e em que proporção.
 
As perspectivas, feitas anualmente, são elaboradas a partir de ferramentas estatísticas, observando aspectos econômicos, tecnológicos e produtivos, além dos cenários interno e externo, preços e condições da oferta e demanda.

Fonte: Mapa

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/6lKGK

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar