EUA visitam frigoríficos brasileiros para voltar a importar carne bovina

Desde 2017, os americanos deixaram de comprar o produto devido a condições sanitárias ficarem abaixo da recomendação global

AGROPECUÁRIA: o fim da sanção à carne brasileira foi o principal objetivo da ministra da agricultura, Tereza Cristina, quando Bolsonaro esteve nos EUA / | Ricardo Teles/Divulgação (/)

 

Uma das principais demandas levadas pela delegação brasileira que foi a Washington junto ao presidente Jair Bolsonaro deve começar a ser atendida hoje. A partir desta segunda-feira (10) agentes de fiscalização norte-americanos começarão a visitar frigoríficos brasileiros com o intuito de avaliar a retomada das importações de carne bovina in natura depois de dois anos.

Com a auditoria, que deve ir até o próximo dia 28, o governo espera reabrir o mercado para os Estados Unidos (EUA) em um cenário de fragilidade para o setor, que recentemente também deixou de exportar para a China devido a um caso de vaca louca.

O fim da sanção à carne brasileira foi o principal objetivo da ministra da agricultura, Tereza Cristina, quando Bolsonaro esteve nos EUA. Na ocasião, o Brasil aceitou abrir uma cota para a importação de 750 mil toneladas de trigo norte-americano a custo zero e também acenou positivamente para a compra de carne suína do país. A partir de hoje, abatedouros de seis estados deverão passar pelo crivo sanitário americano: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O histórico de exportação de carne do Brasil para os EUA nunca foi tranquilo. As negociações de  venda do produto in natura se arrastou por quase 15 anos, e só em 2015 os produtores brasileiros puderam começar a exportar para o país. As transações, no entanto, duraram pouco mais de dois anos. Em junho de 2017, os EUA suspenderem a compra de carne bovina brasileira porque 11% do produto ficou abaixo dos testes de qualidade. A média global aceitável é de 1%.

Fonte: Exame

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

Vídeos Curtos