Ex-governador do Pará morreu na noite de sábado (5)

Alacid Nunes passava o fim de semana no Marajó, em sua fazenda, quando sentiu fortes dores no peito e costas, por volta das 22h do sábado. Ele chegou a ser socorrido por familiares e o atendimento médico foi providenciado por seu filho, Hildegardo Nunes, secretário estadual de Agricultura e Pesca. A fazenda fica a cerca de uma hora da sede do município e o ex-governador não resistiu até o atendimento médico. O corpo foi encaminhado para Belém na manhã de hoje.

O governador Simão Jatene decretou luto de três dias em honra à memória do ex-chefe de Estado. O prefeito Zenaldo Coutinho também decretou luto oficial de três dias no município de Belém.

Trajetória

Antes de ser convocado para a vida pública pelo regime militar, em 1964, quando foi nomeado prefeito de Belém, Alacid Nunes fez uma carreira brilhante nas Forças Armadas. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, Escola de Educação Física do Exército e Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro, Alacid Nunes foi comandante da Zona Militar Norte, em Recife, em 1960; secretário de Segurança no então Território Federal do Amapá, em 61; e de 61 a 64, de volta a Belém, onde nasceu, chefiou a 28ª Circunscrição de Recrutamento, foi delegado do Comando Militar da Amazônia e presidente da Comissão de Abastecimento Regional da VIII Região Militar.

alacidEm 1965, um ano após ser nomeado prefeito de Belém, Alacid Nunes renunciou ao cargo para concorrer às eleições para governador do Pará. Elegeu-se pela UDN numa acirrada disputa que interrompeu o ciclo de poder do PSD. Governou o Estado de 1966 a 1971, afastando-se da política até 1974, período em que dirigiu a Fábrica de Cimento do Brasil S/A, em Capanema.

Voltou para ser eleito deputado federal e, quatro anos mais tarde, ser reconduzido ao Poder Executivo, governando o Pará pela segunda vez, de 1979 a 1983. A partir daí, só disputou novo pleito em 1990, elegendo-se novamente deputado federal.

Fonte: ORM

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rb2sgIB

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar