Exigências europeias quanto à origem legal da madeira entraram em vigor neste domingo

Desde domingo, 03 de março, começam a valer as novas medidas da European Union Timber Regulation (EUTR) em relação à origem legal da madeira

Isso significa que qualquer produto florestal que adentrar ao mercado europeu, independentemente do país de origem, deverá comprovar sua origem legal. “Essa normativa tem por propósito prevenir a importação europeia de qualquer tipo de madeira ilegal”, explica Paulo Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI).

20130310-113001-AM.jpgDe acordo com o superintendente essa exigência não é uma preocupação para os empresários brasileiros, pois já uma realidade no país. “Não existe madeira de origem ilegal saindo do Brasil”, garante. Pupo encara que a medida poderá, inclusive, trazer benefícios comerciais para o setor, pois dessa forma mercados concorrentes do Brasil no mercado europeu talvez encontrem mais dificuldades para comprovar o que a nova regulamentação solicita. “Pode ser uma forma de o Brasil exportar ainda mais”, diz. Hoje o país corresponde a menos de 2,5% da movimentação mundial de produtos florestais.

A Europa é o principal destino dos produtos brasileiros de base florestal. Em 2012, o continente europeu comprou 65% dos compensados exportados. “É o nosso principal mercado e mais estável”, conta Pupo explicando o porquê da importância de se adequar às regras. A Abimci já está atuando institucionalmente junto as principais federações de madeira da Europa informando justamente da capacidade do Brasil em cumprir essas novas exigências legais.

Fonte: Portal do Agronegócio

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbZ21JR

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar