Festival da Avicultura Paraense traz conhecimento técnico ao produtor rural – Agência Pará

O URL curto do presente artigo é: https://wp.me/p49eYW-2VK
Fonte: Internet

Fonte: Internet

Palestras, oficinas e cursos, além de atrações culturais fazem parte da programação do 7º Festival da Avicultura Paraense (Avefest Tec), evento que reunirá informações técnicas em diversos setores da agropecuária. O Avefest Tec foi aberto oficialmente na noite desta sexta-feira (4) e seguiu até domingo (6), na área do Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Isabel e Santo Antônio do Tauá, realizador da programação. O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), é parceiro do evento.

A palestra de abertura, que teve como tema “Impactando em vendas e gerando resultados”, será ministrada por Thiago Santos. A programação prosseguiu pela amanhã (5), com debates sobre a regularização ambiental de propriedades rurais, soluções para irrigação de plantas e diagnóstico de doenças em aves. O domingo está reservado para uma tarde de brincadeiras e informações para as crianças, com música ao vivo e entrega de certificados aos produtores rurais participantes.

O presidente do Sindicato, Hebert Koji Yamanaka, explica que, este ano, o Avesfet ganhou a terminação ‘Tec’ com a finalidade de levar também conhecimento técnico aos participantes. “O evento quer mesmo é congregar o setor agropecuário dos dois municípios, que são os dois maiores polos da avicultura paraense. O conhecimento técnico trazido está fazendo a diferença, teve cerca de 700 pessoas participando de oficinas e cursos e esse é um bom número”, diz.

Segundo Koji, a diversidade na programação foi também uma necessidade dos produtores, já que muitos granjeiros também trabalham com outras cadeias produtivas, como a pimenta do reino.

O Avefest é considerado o maior evento de avicultura do Norte do Brasil, recebendo o reconhecimento legal através da Lei nº 67.671 de outubro de 2012, que transformou o evento em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará. “Por se tratar de um grande evento e de um setor em crescimento, a Adepará tem um importante papel no desenvolvimento das atividades ligadas, especialmente com a certificação de registros dos estabelecimentos, garantindo, desta forma, a sanidade e a qualidade dos produtos avícolas. O trabalho é todo realizado em parceria com a Associação Paraense de Avicultura (Apavi)”, diz o gerente regional da Adepará em Castanhal, Moacir Vasconcelos.

Oficinas – A programação da sétima edição do Avesfest Tec foi iniciada no dia 31 de novembro, com oficinas e mini cursos abordando assuntos diversos, entre eles, arranjos com flores naturais, horticultura, vendas diretas ao campo, custos para produzir, uso correto de epi´s, desossamento de frango, filetagem de pescado, cultivo e orquídeas e gastronomia da farinha de tapioca. Além da Adepará, Emater e Sedap também são parceiras do evento.

Por Camila Moreira

Fonte: Agência Pará

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: https://wp.me/p49eYW-2VK

Você pode gostar...