Gestão é estratégia importante na atividade pecuária

O trabalho de gestão é fundamental para acompanhar o desempenho técnico e econômico de uma fazenda. O resultado ajuda na identificação de problemas e tomada de decisões. Uma administração bem feita pode evitar prejuízos e garantir retornos econômicos para a atividade.

PPV 2O doutor em Ciência animal e pastagens, Marco Penati, explica que a frequência das coletas e as análises imediatas dos dados permitem replanejar as decisões. “No caso da cria, por exemplo, se diariamente for obtida a porcentagem de vacas no cio, qualquer alteração pode sugerir mudanças no manejo, a fim de impedir frustração no final do período de monta”.

Já no caso de engorda, pesagens frequentes ajudam a avaliar os animais que ganham peso inferior à média do lote. O veterinário e gerente da fazenda Santa Maria, Gilberto Gonçalves, defende a programação como tópico principal da gestão. “Tenho observado que ‘programar’ é fundamental. As respostas dos investimentos têm sido mais rápidas, só precisamos ser mais eficientes na coleta do resultado. O ponto de partida é programar e a execução acontece gradativamente”, esclarece.

A coleta das informações permite ao produtor visualizar as necessidades da sua fazenda. Identificar se é preciso adequar ou redimensionar as máquinas e equipamentos, escolha quanto a logística de transporte e reposição de calcário, fertilizantes e defensivos também. Além da questão administrativa, o veterinário destaca que é importante o envolvimento de todos na produção. “É preciso que todos os funcionários da fazenda entendam esta logística para que haja um retorno e as falhas sejam corrigidas. Além disso, a presença dos envolvidos nos processos deve ser frequente, com observação diária”, finaliza.

Fonte: Projeto Pecuária Verde

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rb19Hfk

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar