Hamburguer de caju: garantia de saúde e sustentabilidade à mesa – Embrapa

O Dia de Campo na TV vai mostrar como produzir hambúrguer vegetal com fibra de caju e proteína de soja. O hambúrguer vegetal apresenta metade das calorias do similar de carne bovina e é mais uma opção para dietas de restrição de consumo de proteína animal. Para a elaboração dos hambúrgueres, são utilizados fibra de caju, proteína texturizada de soja, tomate, cebola, pimentão, alho, pimenta-do-reino em pó, salsa desidratada, sal, óleo de milho e farinha de trigo. A elaboração é simples e pode ser feita na cozinha de casa.

Foto: Ana Elisa Sidrim

O produto aproveita a fibra de caju, também conhecida como bagaço, que normalmente é descartada durante a fabricação de suco. Agora essa é a matéria-prima do hambúrguer vegetal, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa que está disponível para ser adotada pela indústria criando oportunidade de novos negócios.

O hamburguer de caju possibilita o consumo fora do período de safra e o aproveitamento do excedente de produção. Os hambúrgueres podem ser armazenados congelados por seis meses, sem prejuízo de sua qualidade físico-química, microbiológica e sensorial. O hambúrguer vegetal é apenas uma das linhas de atuação da Embrapa Agroindústria Tropical quando o assunto é o aproveitamento integral do caju. A Unidade realiza estudos visando obter produtos que utilizem a fibra do pedúnculo como matéria-prima. “Esses resultados apresentam uma nova perspectiva para o aproveitamento do pedúnculo de caju e diminuição de seu desperdício”, diz a pesquisadora, Janice Lima.

O Dia de Campo na TV “Hamburguer de caju: garantia de saúde e sustentabilidade à mesa” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

 

Ricardo Moura (DRT 1681 JP/CE)
Embrapa Agroindústria Tropical

 

Fonte: Embrapa

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-36L

Você pode gostar...