Hotsite sobre o Código Florestal é lançado em Brasília – Embrapa

Ampliar o entendimento sobre a legislação florestal e disponibilizar aos produtores, extensionistas e órgãos ambientais informações qualificadas e soluções tecnológicas para a recuperação de áreas rurais são os dois grandes objetivos do hotsite Código Florestal, lançado nesta quarta-feira (27), em cerimônia na sede da Embrapa, em Brasília.

Foto: Gustavo Porpino

Foto: Gustavo Porpino

Fizeram parte da mesa de abertura, Maurício Lopes, presidente da Embrapa; Eumar Novacki,  ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Juliana Simões, secretária substituta de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, do Ministério do Meio Ambiente (MMA); e Rodrigo Brito, presidente da comissão nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O hotsite apresenta informações sobre as três modalidades de recuperação florestal presentes na legislação: Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Áreas de Uso Restrito (AUR). Para isso, disponibiliza ao segmento produtivo técnicas de recuperação ambiental, experiências e boas práticas de produção e manejo validadas pela pesquisa, espécies de plantas nativas indicadas para recomposição de áreas em diferentes biomas, tecnologias para recuperação de áreas degradadas e uma rede de fornecedores de sementes e mudas em diferentes estados.

“É mais que um site, é uma plataforma que disponibiliza de forma dinâmica e fácil, informações qualificadas e tecnologias para a aplicação real do Código Florestal Brasileiro. A implementação desse arcabouço legal e normativo é um processo complexo pela diversidade da paisagem rural brasileira. Por outro lado, ele representa um avanço na produção sustentável do Brasil e coloca o País em posição de destaque no mundo, como grande potência ambiental e em produção sustentável de alimentos”, declarou Maurício Lopes, presidente da Embrapa.

Para o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, o hotsite representa a superação do primeiro obstáculo à implementação plena do Código Florestal, a dispersão das informações. “O produtor tem a consciência de que precisa se adequar à questão ambiental. A partir do momento que ele tem uma ferramenta como essa à disposição, com certeza vai utilizar e buscar as informações e soluções para eliminar possíveis passivos e se adequar à nova realidade do Código Florestal Brasileiro”.

O hotsite é um dos principais resultados do Projeto Especial “Soluções tecnológicas para a adequação da paisagem rural ao Código Florestal Brasileiro”, executado pela Embrapa e parceiros, que buscaram, validaram e sistematizaram informações, técnicas, práticas e experiências na recuperação de áreas rurais por biomas e por estados. Ele concentra o esforço de pesquisadores e analistas da Embrapa de 25 Unidades em todos os biomas brasileiros e diversos parceiros, como Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Serviço Florestal Brasileiro, universidades federais e estaduais, entre outros.

No evento de lançamento, o presidente da Embrapa navegou pelo hotsite, demonstrando todas as funcionalidades, as informações e as soluções tecnológicas apresentadas. “É a principal base de informação sobre o Código Florestal e sobre estratégias para sua implementação em todos os biomas brasileiros. E é só a primeira versão de um produto dinâmico, que segue evoluindo”, disse Lopes.

A secretária substituta de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Juliana Simões, ressaltou a importância da ferramenta para a capacitação dos técnicos de assistência técnica e extensão rural, que atuam na orientação dos produtores rurais. Ela destacou ainda que, com a aplicação efetiva do Código Florestal, “o meio ambiente ganha em carbono, em biodiversidade e em água, pois a recuperação das APPs está ligada diretamente a isso”.

Na cerimônia de lançamento estavam presentes a Diretoria-Executiva da Embrapa, representantes do MMA e do MAPA, representantes da assistência técnica e extensão rural, lideranças do segmento produtivo e especialistas na área florestal.

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Secretaria de Comunicação

Fonte: Embrapa

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-2qv

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar Operação * O limite de tempo está esgotado. Por favor, recarregue o CAPTCHA.

×