Iª Agripec Araguaia em Santana do Araguaia, Sul do Pará

Os municípios de Santana do Araguaia, Cumaru do Norte, Redenção e Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará, começam a se consolidar como grande produtor de grãos do Estado, com destaque à produção de soja, milho e arroz. Somente Santana deverá colher este ano 120 mil toneladas de grãos a partir de uma área cultivada de 40 mil hectares. Para marcar essa boa colheita, a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri) promove, nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Santana do Araguaia, o I Agripec Araguaia, evento que irá divulgar o potencial agropecuário local e garantir apoio para que a região possa se transformar no maior polo de grãos do Pará. Hoje, o nordeste paraense é que se destaca com essa produção.

“O encontro servirá para mostrar a forte vocação agrícola da região, que poderá se constituir em uma nova fronteira de produção no Pará. Os agricultores, as prefeituras e os sindicatos rurais estão unidos para que o evento tenha êxito e nós, do Governo, apoiamos essa iniciativa”, disse o secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, que esteve recentemente no sul do Pará ultimando os preparativos do evento.
Na programação, além da colheita mecanizada de grãos em fazendas locais, também está prevista visita a uma mina de calcário, encontros de prefeitos, palestras de especialistas em agricultura e pecuária e orientação de instituições bancárias sobre a concessão de crédito agrícola. O governador Simão Jatene confirmou presença no evento, que tem o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Federação da Agricultura do Pará (Faepa), prefeituras e sindicatos rurais. A proposta é que a Agripec se torne anual e passe a constar da agenda de eventos do Estado. Ao término do encontro serão tiradas reivindicações e posições que constarão de uma carta, que servirá como um documento a ser encaminhado às autoridades.
Hildegardo Nunes acredita que o momento é muito positivo para a região do Araguaia. “Vejo que esta região vai se consolidar rapidamente como um polo produtor. Isso agrega valor aos municípios e gera empregos diretos e indiretos”, avalia. Para o presidente do Sindicato Rural de Santana do Araguaia, Leandro Lopes, a iniciativa do encontro chega em bom momento. “Sabemos do potencial da nossa região, mas precisamos que o Estado saiba o que estamos fazendo por aqui. Queremos mostrar que também temos condições de contribuir para o crescimento”, afirmou.

Contatos para Agripec Araguaia (91) 4006-1206

Fonte: Agência Pará de Notícias

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbulCK8

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar