Ideflor-bio ministra curso prático de produção de mudas em Mosqueiro – Agência Pará

Fonte: Internet

Fonte: Internet

O projeto de assentamento Paulo Fonteles, em Mosqueiro, recebeu na última quarta (24) e quinta-feira (25) o curso prático de produção de mudas, promovida Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

O curso beneficiou diretamente 30 agricultores familiares com a implantação do projeto Prosaf, que visa a recuperação de áreas alteradas e outros benefícios a partir da implantação de sistemas agroflorestais comerciais. Em implantação no assentamento desde 2011, o projeto terá ainda atividades como a mecanização e a correção do solo, dias de campo e plantio das mudas.

Nos dois dias foi exercitada a prática de formulação de substrato para sacos plásticos e tubetes, com a oferta de insumos e técnicas de qualidade à agricultura familiar. O viveiro instalado no assentamento tem capacidade para 49 mil mudas. Ao final da atividade, 2.484 mudas já haviam sido produzidas, de espécies como pupunha, castanha do pará, açaí e maracujá.

Os agricultores receberam ainda sementes de várias espécies florestais, as quais serão semeadas em mutirões de produção de mudas feitos pelos agricultores e supervisionados pelos técnicos do Ideflor-bio. O projeto de assentamento Paulo Fonteles está situado na estrada da Baia do Sol, distante cerca de cinco quilômetros da estrada do Carananduba, e tem a área total de 927,9399 hectares, parte dela usada como reserva ambiental. No local, as famílias praticam horticultura, piscicultura, criação de pequenos animais, extração do látex da borracha para uso no artesanato e cultivo de culturas de subsistência, como a mandioca.

Por Denise Silva

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-2AJ

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar Operação * O limite de tempo está esgotado. Por favor, recarregue o CAPTCHA.