Info Modalidades – Prova De Maneabilidade

O URL curto do presente artigo é: https://wp.me/p49eYW-4Tz

A Prova de Maneabilidade é uma prova que tem por finalidade demonstrar as aptidões do cavalo, em obstáculos que reproduzem dificuldades encontradas no campo. Seu objetivo é evidenciar a capacidade do cavaleiro e do cavalo de superarem com agilidade, destreza, temperamento, tranquilidade e regularidade alguns obstáculos. O cavalo deve estar calmo, flexível, relaxado e atento e o cavaleiro deve fazer cada exercício com clareza e precisão.

O cavalo deve manter-se cadenciado e equilibrado. O armador de percurso monta uma pista com um numero de obstáculos, podendo ser sorteados e sempre numerados que os atletas devem passar em um determinado tempo estipulado pela organização da prova. É avaliada também a franqueza, regularidade dos andamentos, harmonia, leveza, facilidade dos movimentos, leveza do anterior e engajamento dos posteriores, aceitação da embocadura, com total submissão e sem qualquer tensão ou resistência.

Os juízes dão as notas para cada apresentação e são convertidas em um percentual de aproveitamento tomando-se por base o total de pontos possíveis na reprise em questão, para obter o percentual de aproveitamento de cada concorrente.

Os obstáculos mais comumente usados são:

  1. Oito entre tambores;
  2. Trevo ou coração entre tambores;
  3. Ponte;
  4. Baliza;
  5. Baliza em recuo;
  6. Baliza em paralelo;
  7. Salto sobre fardo de feno, vara ou “X”;
  8. Redil;
  9. Porteira;
  10. Jarra d’agua;
  11. Sineta no fim do corretor;
  12. Passos lateral sobre tronco ou vara;
  13. Retirar uma vara de um tambor e colocar uma vara em um tambor;
  14. Apeiar e monta sem ajuda de terceiros;
  15. Passar dentro da vala com água;

Ocorre a desclassificação por demorar mais de um minuto para comparecer à pista após a chamada, entrar em pista antes do toque de entrada, menores de 18 anos comparecerem ao paddock ou pista de competição sem capacete, não cumprimentar o júri, não cruzar os visores de partida e chegada, queda do cavaleiro, feridas com sangue aparentes no animal ou claudicação, maus tratos e violência para com o animal e duas mãos nas rédeas por tempo superior.

C:\Users\jayme.rehder.MANGALARGA\Desktop\Croqui Prova  Maneabilidade 2013.jpg

Fonte: Regulamento Prova de Maneabilidade da Raça Mangalarga.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REGULAMENTO DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO ABPSL 2014;
REGULAMENTO PROVA DE MANEABILIDADE DE RAÇA MANGALARGA

Fonte: Informativo Equestre

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: https://wp.me/p49eYW-4Tz

Você pode gostar...