WhatsApp - 94.99148.2775

Instrução Normativa regulamenta procedimentos de compensação ambiental

Instrução Normativa publicada no Diário Oficial do Estado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nesta semana, regulamenta os procedimentos administrativos para a celebração de termos de compromisso e termo de concordância do cálculo de compensação ambiental provenientes de processos de Licenciamento Ambiental no Pará.

20130314-012921-PM.jpgO objetivo da Instrução é garantir a eficácia na gestão de Unidades de Conservação, para onde os recursos advindos da compensação ambiental são destinados, além de regulamentar os procedimentos administrativos para a cobrança, aplicação e a gestão desses recursos, que são resultantes de processos de licenciamento ambiental de empreendimentos que promovem significativo impacto no Estado. Com esta legislação, se estabelece, em especial, a celebração de termo de compromisso para cumprimento da compensação e o termo de concordância de cálculo de gradação de impacto ambiental.

O Termo de Compromisso é firmado entre a Sema e o empreendedor para assegurar que este irá compensar o dano ambiental causado por alguma obra pela qual tenha recebido licença para executar; o Termo de Concordância de Cálculo de Gradação Ambiental é um instrumento firmado entre o órgão estadual ambiental e o responsável por projeto de impacto ambiental para estabelecer consenso quanto ao cálculo de gradação ambiental; e a Certidão de Cumprimento de Compensação é um documento emitido pela Sema, que certifica o cumprimento parcial ou integral, pelo empreendedor, de suas obrigações relativas à compensação ambiental.

Na Instrução Normativa está listado o passo a passo para a compensação, que indica, por exemplo, o detalhamento para formalização dos termos, que incluem desde a instauração do processo de licenciamento, análises pelos técnicos e Câmara de Compensação Ambiental (CCA) até a publicação do termo de compromisso. Também há o esclarecimento sobre o processo que conduz à valoração dos indicadores e resultado final do cálculo de Compensação e como proceder em relação ao Plano de Trabalho.

O Plano de Trabalho é o documento elaborado pela Diretoria de Áreas Protegidas, da Sema, submetido à aprovação pela CCA com o objetivo de orientar e definir as ações técnicas, atividades físicas e execução físico-financeira das ações a serem executadas durante o Termo de Compromisso. O Plano também indica quais as Unidades de Conservação que serão atendidas com o recurso da compensação ambiental e/ ou informa a necessidade de sua criação.

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbIlrkz
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar