Instrução Normativa regulamenta procedimentos de compensação ambiental

Instrução Normativa publicada no Diário Oficial do Estado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), nesta semana, regulamenta os procedimentos administrativos para a celebração de termos de compromisso e termo de concordância do cálculo de compensação ambiental provenientes de processos de Licenciamento Ambiental no Pará.

20130314-012921-PM.jpgO objetivo da Instrução é garantir a eficácia na gestão de Unidades de Conservação, para onde os recursos advindos da compensação ambiental são destinados, além de regulamentar os procedimentos administrativos para a cobrança, aplicação e a gestão desses recursos, que são resultantes de processos de licenciamento ambiental de empreendimentos que promovem significativo impacto no Estado. Com esta legislação, se estabelece, em especial, a celebração de termo de compromisso para cumprimento da compensação e o termo de concordância de cálculo de gradação de impacto ambiental.

O Termo de Compromisso é firmado entre a Sema e o empreendedor para assegurar que este irá compensar o dano ambiental causado por alguma obra pela qual tenha recebido licença para executar; o Termo de Concordância de Cálculo de Gradação Ambiental é um instrumento firmado entre o órgão estadual ambiental e o responsável por projeto de impacto ambiental para estabelecer consenso quanto ao cálculo de gradação ambiental; e a Certidão de Cumprimento de Compensação é um documento emitido pela Sema, que certifica o cumprimento parcial ou integral, pelo empreendedor, de suas obrigações relativas à compensação ambiental.

Na Instrução Normativa está listado o passo a passo para a compensação, que indica, por exemplo, o detalhamento para formalização dos termos, que incluem desde a instauração do processo de licenciamento, análises pelos técnicos e Câmara de Compensação Ambiental (CCA) até a publicação do termo de compromisso. Também há o esclarecimento sobre o processo que conduz à valoração dos indicadores e resultado final do cálculo de Compensação e como proceder em relação ao Plano de Trabalho.

O Plano de Trabalho é o documento elaborado pela Diretoria de Áreas Protegidas, da Sema, submetido à aprovação pela CCA com o objetivo de orientar e definir as ações técnicas, atividades físicas e execução físico-financeira das ações a serem executadas durante o Termo de Compromisso. O Plano também indica quais as Unidades de Conservação que serão atendidas com o recurso da compensação ambiental e/ ou informa a necessidade de sua criação.

Fonte: Agência Pará

Quer receber nossas matérias, reportagens e conteúdos em primeira mão?

Faça parte de nossos grupos – Central Ruralbook

Sugestões de pauta envie para:

Whatsapp: (94) 99220-9471 – Email: redacao@ruralbook.com

Vídeos Curtos