Interpol avança em investigação de fraudes contra frigoríficos exportadores brasileiros – CarneTec

O escritório brasileiro da Interpol emitiu um aviso para que as polícias de 190 países onde a organização está presente compartilhem informações sobre investigações relacionadas a fraudes contra frigoríficos brasileiros, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) na quinta-feira (16).

A “Difusão Roxa” emitida pela Interpol nesta semana é um mecanismo de cooperação que libera a solicitação ou fornecimento de informações entre as polícias internacionais da organização sobre modus operandi, objetos, dispositivos e métodos de ocultação usados por criminosos.

“A difusão da investigação a torna global, expandindo o monitoramento e tornando ainda mais efetivo o processo investigativo”, disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, em nota.

A ABPA já relatou à Interpol mais de 700 casos de fraude prejudicando agroindústrias exportadoras e importadores de carnes de aves e de suínos do Brasil. Entre as fraudes cometidas estão clonagem de e-mail de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil e utilização de selos do Serviço de Inspeção Federal (SIF) falsos.

A Polícia Federal brasileira já investiga essas fraudes desde janeiro do ano passado. Algumas empresas brasileiras afetadas pelas fraudes chegaram a estruturar áreas de compliance exclusivas para lidar com o problema, segundo informou a ABPA em maio.

Em setembro, o vice-presidente de Mercados da ABPA, Ricardo Santin, disse à CarneTec que a maior parte dos casos de fraude identificados tinha relação com a comercialização com o mercado asiático.

(A foto que acompanha esta notícia é meramente ilustrativa, não representa operação envolvendo carnes)

Por Anna Flávia Rochas em 17/02/2017

Fonte: CarneTec

[huge_it_slider id=”1″]

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/olBGn

ruralbook

Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Você pode gostar...