Irrigador solar automático – Embrapa

Foto: Washington Melo

Foto: Washington Melo

O Dia de Campo na TV vai falar sobre um equipamento que contribui para a economia de água e energia elétrica. O irrigador solar automático pode ser construído com garrafas de PET e de vidro que seriam jogadas no lixo. A construção do sistema ajuda pequenos produtores de hortaliças e jardineiros a manter canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento.

O irrigador utiliza um princípio da termodinâmica e foi desenvolvido pelo pesquisador Washington Luiz de Barros Melo, da Embrapa Instrumentação. O programa vai mostrar a forma de fazer o equipamento e usar o sistema. E mostrar casos de sucesso de produtores no interior de São Paulo que, há alguns anos, decidiu investir em projetos de conservação ambiental em sua propriedade e está ajudando a conscientizar visitantes sobre a importância de se preservar o meio ambiente e estão aumentando os ganhos da família.

As vantagens do irrigador caseiro são várias, conforme enumera Melo. Trata-se de um sistema automático sem fotocélulas e que não demanda eletricidade, pois depende somente da luz solar, gerando economia. Ele promove também economia de água, pois utiliza o método de gotejamento para irrigar evitando desperdício do recurso.

O Dia de Campo na TV “Irrigador solar automático” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Joana Silva (MTb 19554)
Embrapa Instrumentação

Fonte: Embrapa

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-310

Você pode gostar...