WhatsApp - 94.99148.2775

IZ comemora ganho de 40kg no desmame das bezerras

Comparação entre animais de rebanhos diferentes mostra evolução da seleção

O Instituto de Zootecnia, que pertence à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresentou os resultados da seleção genética de seu rebanho Nelore, durante a Feicorte 2013. A diferença de peso ao desmame das novilhas chega a 40kg.Imagem

Tamanha disparidade provém da comparação entre rebanhos diferentes da entidade. Um deles é selecionado pela média dos índices, com a intenção de manter o rebanho estável, e é chamado de Rebanho Controle. Já o grupo que apresentou 40 kg a mais ao desmame integra o Rebanho Seleção, que desde 1976 vem sendo aprimorado pela escolha de animais com os melhores índices zootécnicos.

Com isso, a cada safra as diferenças aumentam. Atualmente, o peso ao sobreano dos animais do rebanho seleção é de 60 kg e a carcaça abatida aos 22 meses tem 40 kg a mais ante os resultados do Rebanho Controle.

O Rebanho Controle do IZ é único no mundo da raça Nelore e permite a comparação visual entre os animais. Da mesma maneira, são realizados abates para comparação das carcaças (acompanhe as fotos comparativas entre as picanhas e os contrafilés).

Genética – Além de produção de pesquisas, a Instituição também dissemina a genética para a pecuária nacional por meio de leilões de touros, disponibilidade de touros para coleta de sêmen e também na oferta de embriões de 50 vacas. “Além do leilão de setembro, 50 matrizes nossas integram o programa CRV Lagoa Embryo”, comenta a coordenadora do IZ de Sertãozinho, Renata Helena Branco.

O IZ também realiza testes de CAR (Consumo Alimentar Residual) desde 2005. “Iniciamos os testes para desmistificar a ideia de que a seleção para peso resultava em animais menos eficientes”, explica a coordenadora.

O IZ registrou o nascimento do primeiro animal selecionado pelo CAR em 2010 e identificou a possibilidade de influência entre maciez de carne e eficiência alimentar. “Mas ainda não há como provar”, esclarece. A coordenadora espera lançar os resultados dos trabalhos da última pesquisa com o CAR, encerrado em abril, nos próximos meses. Hoje, 47 animais da raça Senepol participam do teste do CAR em Sertãozinho, SP.

Fonte: Portal DBO

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rb0qOnu
Sobre o autor

Seja o primeiro a comentar