Maior evento de avicultura do Norte do País

O evento mais completo da cadeia produtiva de aves acontece de 07 a 10 de novembro em Santa Izabel do Pará (PA), berço da avicultura paraense. Expectativa é receber 20 mil pessoas.

Santa Izabel do Pará, o berço da avicultura paraense, será palco das discussões mais importantes da cadeia produtiva de aves do Pará e do Brasil. O AveFest 2013, organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá (Sinpriz), Associação Paraense de Avicultura (Apav) e Associação Comercial, Industrial,

Avefest 2013 IIAgropastoril e Serviços de Santa Izabel do Pará (Aciasi), será realizado entre os dias 07 e 10 de novembro, no Estádio Municipal Edílson Abreu, em Santa Izabel do Pará, e reunirá mais de 60 empresas regionais e nacionais e centenas de produtos e serviços em contato direto com um público que vem de todo estado e do Brasil. A estimativa é que 20 mil pessoas passem pelo evento durante os quatro dias.

O AveFest 2013 reúne em recinto amplo e exclusivo uma feira de negócios – no qual as principais empresas dos mais diferentes setores da indústria avícola expõem e lançam seus produtos e tecnologias – além de palestras técnicas, onde renomados especialistas debatem e articulam os principais assuntos e diretrizes dessa cadeia no Pará e no Brasil.

“O AveFest se tornou o principal centro de soluções integradas para os produtores avícolas, não só pela oportunidade de negócios, mas também pela atualização técnica aos profissionais da área proporcionada pelos seminários técnicos realizados em paralelo ao festival”, explica Evandro Watanabe, presidente do Sinpriz, que promove o AveFest há 4 anos.
Somente em sua última edição, a feira atraiu mais de 15 mil visitantes de vários municípios do estado.

Patrimônio cultural
O evento foi declarado em 2012 pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará como parte integrante do patrimônio cultural de natureza imaterial do estado do Pará. A Lei nº 7.671 foi assinada pelo governador Simão Jatene nos termos do artigo 286 da Constituição do Estado do Pará.

Programação técnica
O programa de palestras abordará assuntos relacionados com Sanidade Avícola, Nutrição, Manuseio e Produção, Genética e Incubação, Área Empresarial e Meio Ambiente.

Inovação
Apresentação do Espaço Empreendedor do Sebrae e ações de Educação Ambiental e Inclusão Digital nas escolas e comunidades de Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá.

Entraves
Segundo os organizadores do AveFest, apesar do avanço do setor na incorporação de tecnologias, a expansão e a modernização da atividade depende da ampliação e regulação na oferta de milho e soja – produtos importantes na incorporação e composição de ração balanceada -, avanço no controle de sanidade avícola, correções tributárias com relação ao produto e as máquinas e equipamento destinados a modernização do setor, entre outros.

Números do setor no Brasil e no Pará
O Brasil manteve a posição no ano de 2012 de maior exportador de carne de frango mundial e o 3º maior produtor, atrás dos USA e da China. Do volume total de frangos produzidos pelo Pais, 69% é destinado ao consumo interno e 31% às exportações. A avicultura brasileira emprega mais de 3,6 milhões de pessoas direta e indiretamente e responde por quase 1,5% do Produto Interno Bruto – PIB Nacional. O Setor é representado por dezenas de milhares de produtores integrados, centenas de empresas beneficiadoras e dezenas de empresas exportadoras. A importância social da avicultura no Brasil se verifica também pela presença maciça no interior do País, principalmente nos estados do Sul e Sudeste. Em muitas cidades a produção de frango é a principal atividade econômica.

A avicultura de corte é desenvolvida no estado do Pará desde 1960, tendo como principais polos de produção os municípios de Santa Izabel do Pará e Santarém. O plantel paraense é o maior da região Norte, ocupando o 11º lugar no ranking nacional. A produção anual no Estado está estimada em 168.500 toneladas, o que corresponde a 67,5 milhões de aves. No que se refere a avicultura de postura comercial, o plantel corresponde a 960.000 aves, e a matriz pesada 94.000 aves, todas em produção. A cadeia produtiva da avicultura possui papel relevante na segurança alimentar da população paraense, assim como, na geração de renda, envolvendo hoje cerca de 112 mil postos de trabalho direto e indireto.

Serviço:
4º Festival de Avicultura – AveFest 2013
Data: 07 a 10 de novembro
Local: Santa Izabel do Pará – Pará
Realização: Sinpriz, Apav e Aciasi
E-mail: avefest@gmail.com

Avefest 2013

 

Fonte: Faepa

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbQWbbJ

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar