Manejo biológico de solo aumenta produtividade

Um solo equilibrado pode levar a incremento de 4 sacas por hectare.

Imagem: Marcel Oliveira

Um estudo conduzido em estações de pesquisa de Passo Fundo (RS) e Rio Verde (GO) mostram como o solo impacta na produtividade da soja, especialmente na fase inicial da cultura.

A construção de um solo equilibrado em seus aspectos físicos, químicos e biológicos permitiu que houvesse um aumento de 4 sacas por hectare (ha). Isso porque lavouras onde foram utilizados extratos fermentados e nutrientes capazes de promover a atividade microbiana do solo se mostraram com melhor potencial para a formação mais adequada do sistema radicular da soja.

Os estudos foram conduzidos em uma parceria da Alltech Crop Science, Grupo Floss (RS) e a Fertigeo (GO), e demonstrou como esse equilíbrio biológico reflete na produtividade. “A boa formação do sistema radicular, indispensável para obtenção de água e nutrientes, é um dos principais pontos para que se tenha uma boa safra. Também é importante avaliar a condição nutricional do solo para que se possa corrigir deficiências ou carências”, indica Guilherme Bavia, gerente técnico especializado em grãos da Alltech Crop Science.

O especialista destaca que o cenário se repetiu em diferentes regiões e tipos de solo. O manejo com aplicação de uma solução natural à base de extratos fermentados e nutrientes específicos ativou a atividade das enzimas que permitem maior qualidade do solo. “A partir disso, temos um solo com maior atividade biológica, que será o primeiro degrau na escalada da construção de um solo equilibrado. Quanto maior for a biodiversidade do nosso sistema, maior será o poder de resiliência das plantas e o potencial produtivo”, explica.

Por isso o planejamento da cultura é fundamental e inclui conhecer e manejar o solo e sua diversidade microbiana. Todo esse preparo é capaz de minimizar os efeitos externos que podem impactar na produtividade da cultura, a exemplo do estresse hídrico, térmico ou até mesmo a salinidade do solo. A partir do momento em que se disponibiliza tecnologia natural para a planta, a atividade biológica do solo é favorecida, o que reflete em maior potencial produtivo.

Por: Agrolink

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-6oi

Você pode gostar...