Marabá quer beneficiar o peixe

O advento da produção de beneficiamento de pescado em Marabá terá um impacto mais produtivo com os segmentos propostos pelo futuro da indústria. Além de produzir o filé do pescado para comercialização e até mesmo exportação, o couro do peixe poderá servir também para industrialização de outros produtos.

Além disso, o mercado de peixe, que anda um pouco esquecido em Marabá, será alavancado com a criação da Feira do Peixe. É o que vislumbram o secretário de Agricultura do município, Jorge Bichara, e a presidente da colônia de pescadores Z-30 de Marabá, Samara Coelho.

De acordo com Bichara, o curtume está incluído no projeto da ativação da Indústria de Beneficiamento de Peixe, encaminhado recentemente por meio do prefeito João Salame ao ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho.

“O couro do peixe será beneficiado aqui. Este couro servirá para sapatos, calçados e outros produtos”, disse ele.Em preparativos para isso, a Seagri tem criado peixes em cativeiro e construído tanques para a criação do pescado na zona rural do município, com capacidade de até seis toneladas de peixe para cada pequeno produtor.

“Nós estamos desde agosto abrindo tanques para piscicultura, sendo dois tanques de 20 x 60 metros para cada agricultor”, declarou.

NECESSIDADE

Na avaliação da presidente da Colônia Z-30 em Marabá, Samara Coelho, a indústria é uma necessidade do setor pesqueiro. “A classe pesqueira está muito esquecida e o pescador artesanal também está esquecido”, disse.

“Todo o processo de produção do peixe é realizado fora de Marabá, sendo que nós temos condições de fazer tudo isso aqui mesmo”, enfatizou.A criação da Feira do Peixe, que será construída na Marabá Pioneira, agregará mais valor ao pescado, segundo ela.

“Estamos empenhados com o prefeito João Salame, o secretário de agricultura, o ex-deputado Asdrúbal Bentes e o ministro Helder Barbalho. Creio que vamos conseguir resgatar esse projeto para Marabá”, declarou Coelho.

(Diário do Pará)

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbdzsXy

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar