WhatsApp - 94.99148.2775

Municípios do sudeste do Pará recebem profissionais qualificados

Meta é formar 10 mil pessoas em Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo até 2017

O Programa de Qualificação de Mão de Obra do Projeto Alumina Rondon formou 440 profissionais de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo neste mês de fevereiro. Os alunos fazem parte das turmas que se iniciaram em dezembro de 2014. O Programa é realizado pela Votorantim Metais em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

As qualificações foram nas áreas técnicas de metrologia, técnica de controle para apontador de obras, mecânico de motores a diesel, auxiliar administrativo, mecânico de motocicleta, mestre de obras, eletricista industrial e almoxarife de obras – via Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Por meio do Serviço Nacional do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), as formações atingiram as áreas de transporte de produtos perigosos (MOPP), transporte de passageiros, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo e operador de caixa.

Em Rondon do Pará, município onde a Votorantim Metais desenvolve o projeto Alumina Rondon, foram qualificados 380 profissionais. A formatura ocorreu na quadra do Colégio Dom Pedro e reuniu representantes do poder público e do SISTEMA S. Em fase de licenciamento ambiental, o projeto prevê a construção de uma refinaria de alumina integrada a uma mina de bauxita em Rondon do Pará. As qualificações, entretanto, também contemplam os municípios vizinhos Dom Eliseu e Abel Figueiredo.

Segundo o coordenador de Sustentabilidade do Projeto Alumina Rondon, Sérgio Oliveira, o investimento em formação deve continuar nos próximos anos. “Já são mais de 3.100 profissionais qualificados nos três municípios. O nosso objetivo é dar continuidade ao Programa de Qualificação de Mão de Obra, fortalecendo parcerias a fim de trazer avanços para a região. Até 2017, queremos qualificar 10 mil profissionais”, informou.

Municípios vizinhos – Em Dom Eliseu, cerca de 80 estudantes receberam os certificados de conclusão de curso, na Câmara Municipal. Os jovens formandos pretendem agora ingressar no mercado de trabalho, que para alguns já é realidade. É o caso de Josinete Sousa, de 21 anos, concluinte do curso de auxiliar administrativo. “Aprendi muito e com certeza fez diferença para que eu conseguisse o emprego”, afirma a jovem que atualmente trabalha na empresa em que fez o estágio.

A diretora do SENAI seção Marabá, Carliane Saraiva da Silva, agradeceu o empenho dos técnicos e instrutores e garantiu que a parceria será fortalecida. “Esse ano serão mais 560 vagas só no primeiro semestre, em Rondon do Pará e Abel Figueiredo”. A técnica de Ensino do SEST/ SENAT, Goiany Damasceno, também frisou que as qualificações continuarão em 2015, nas mesmas áreas. “Em março teremos abertura de novas turmas. Serão cinco turmas em Rondon do Pará, quatro em Dom Eliseu e duas em Abel Figueiredo”.

Já em Abel Figueiredo, outros 80 alunos receberam formação nas áreas de auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, operador de caixa e transporte de passageiros. A população aguarda com ansiedade as inscrições para as próximas duas turmas de qualificação profissional. Em 2015, a formação inicia com duas turmas para costureiro de roupa e uma para confeccionador de lingerie e moda praia, em Rondon do Pará. As 60 vagas estão preenchidas, com previsão de começo do curso ainda em fevereiro. Este ano, a formação em conjunto com o SISTEMA S será ampliada. As capacitações serão estendidas para as áreas de comércio e serviço, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Os cursos ofertados serão realizados também via Pronatec.

Parceiros do Programa de Qualificação de Mão de Obra: Votorantim Metais; Prefeituras de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo; Ministério da Educação; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Instituto Votorantim; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Serviço Social do Transporte – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST-SENAT, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Sobre a Votorantim Metais – A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

Fonte: Votorantim

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rb2GYHV
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar