Novo aplicativo para celulares permite compra e venda de gado de reposição – Globo Rural

Plataforma elimina intermediários e pode comercializar animais com preços mais baratos

Em vez de carros, animais, principalmente gado bovino de reposição. É possível fazer esta comparação em relação a um aplicativo que será lançado em 16 de junho, em São Paulo, e que pretende unir a ponta compradora de bezerrose bois magros com a ponta vendedora. “Sem intermediários”, garante Marcos Fernando Marçal dos Santos, inventor do WebGados – o novo aplicativo.

Fonte: Internet

Fonte: Internet

Ele informa que a nova ferramenta funcionará mais ou menos nos moldes de sites de compra e venda de carros, em que a pessoa interessada em vender o automóvel tira fotos do bem, preenche os dados, paga determinada taxa e anuncia. Quem quer comprar entra no site, filtra as opções disponíveis e fecha o negócio diretamente com o dono do veículo.

A ideia surgiu, conta Marçal dos Santos, que é filho do dono do frigorífico Marfrig, Marcos Molina, a partir do desconforto de lidar com os “atravessadores” de bovinos de reposição. “Eu compro e vendo bastante gado para as fazendas da família”, diz ele, que tem apenas 20 anos, e desde os 13 lida com esta atividade. “Na reposição há muitos atravessadores, que oferecem apenas os lotes que eles têm em mãos, sem muita variedade”, comenta.

O aplicativo, segundo ele, possibilitará que o intermediário não interfira no negócio porque “quem tem gado e quer vender vai falar direto com quem quer comprar”, explica ele, acrescentando que a ideia, com o WebGados, é também dar um número maior de opções de negócios. “Quem quer comprar, por exemplo, define no aplicativo a região na qual pretende adquirir os lotes, a quantidade desejada, o tipo e idade do animal, etc.”, diz. “Aí vão aparecer todas as opções disponíveis na região.”

O anunciante vendedor terá a possibilidade de postar fotos e vídeos dos seus animais. A partir do momento em que o negócio é fechado, ambas as partes decidem como os animais serão entregues. Para evitar que se compre “gato por lebre”, ou seja, bovinos diferentes das imagens constantes no anúncio, Marçal dos Santos explica que cada anunciante será ranqueado e “julgado” pelos próprios compradores, a fim de excluir os que não trabalham de maneira honesta.

Ele acrescenta, ainda, que, no caso da pecuária de corte, o aplicativo trabalhará apenas com animais de reposição. Poderão ser feitos, além disso, anúncios de vacas leiteiras, cavalos e animais de trabalho, como burros e mulas. “Não vamos anunciar bois gordos para abate porque esta negociação tradicionalmente já não envolve intermediários”, diz Marçal dos Santos. “O pecuarista que tem boi gordo para vender geralmente entra em contato direto com o frigorífico e fecha o negócio.”

Marçal dos Santos não define com precisão se o gado de reposição sairá mais barato por meio do aplicativo, à medida que o intermediador não participar do negócio. “É difícil definir isso; o que eu aposto mesmo é no aumento da diversidade de ofertas e opções de compra e venda”, diz ele, que garante que se trata de um aplicativo inédito no país. “No mundo, pesquisei e também não vi nada nesses moldes.”

O WebGados estará disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play a partir do dia 5 de junho. Já no dia 16 será oficialmente lançado, em evento da Intercorte – Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. A Intercorte ocorrerá entre 16 e 17 de junho e tem por objetivo promover a integração entre a cadeia pecuária nacional, da ponta produtora ao varejo, passando por todas as suas etapas. O evento contará com lançamentos, palestras e a presença de vários pecuaristas e lideranças do setor.

Fonte: Globo Rural

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/NUtHk

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar