O Que São Cavalos De Conformação?

Fonte: Pinterest

Dentre as raças que abrange o mercado equino, a que vem obtendo grande visibilidade é a Quarto de Milha, por possuir uma alta versatilidade quanto as suas aptidões esportivas. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) a raça dispõe de habilidades para várias modalidades esportivas como apartação, rédeas, três tambores, corrida, vaquejada, conformação e etc. Além disso, é também conhecida por apresentar características relacionadas com robustez e velocidade, se adaptar a qualquer situação, somada à capacidade melhoradora de plantel.

Na linhagem de conformação, os animais são selecionados pelo biotipo do cavalo e o propósito da competição é preservar o padrão racial da raça Quarto de Milha. Nesta prova, o animal é julgado com base na sua constituição física, equilíbrio, musculatura e que tenha a combinação mais perfeita às características da raça. As categorias são divididas por idade e sexo (macho, fêmea e castrado) e competem nas classes Aberta, Amador e Jovem.

A classificação em conformação depende da avaliação de vários aspectos, correção na estrutura, nível de musculatura, características da raça, sexo e equilíbrio. Porém o equilíbrio é o mais relevante, e refere-se à mistura da estrutura e estética das partes do corpo. O cavalo ideal é geralmente considerado de cor compacta, que possua apelo no olhar, garganta delicada, pescoço proporcional e elegante, espádua alongada e inclinada, peito aprofundado, dorso curto, lombo firme e unido, garupa e anca alongadas, soldra e pernas bem delineadas e antebraço e peito musculosos. Além disso, as pernas deverão ser retas e estruturalmente corretas e sem manchas. O cavalo deverá ser um atleta uniformemente musculoso.

No momento do julgamento da prova, os cavalos são levados com um cabresto de couro e apresentados ate o juiz, um de cada vez. O animal é avaliado ao trote e após trotar, os cavalos são alinhados da cabeça à cauda para a inspeção individual do juiz. O avaliador irá inspecionar minuciosamente cada animal de ambos os lados, de frente e por trás. Todos os machos com 2 anos ou mais, deverão possuir dois testículos em bolsa escrotal e no caso de cavalos mancos, criptorquidas ou prognatas, estes deverão ser retirados da pista antes da classificação do juiz. As éguas apresentadas na categoria das reprodutoras (éguas que tenham produzido cria resultante de período de gestação, no ano em curso ou no ano anterior, éguas de qualquer idade) não poderão competir em nenhuma das categorias destinadas a potrancas. Na classe Amador não haverá categoria Fêmea de Cria (reprodutoras) e na classe Jovem não haverá categorias de Machos e Fêmea de Cria. Éguas castradas não poderão ser apresentadas em provas de conformação. Na competição, um cavalo pode ser apresentado em somente uma categoria com direito a pontos.

Quando os julgamentos de todas as categorias estiverem finalizados, todos os premiados com os primeiros e segundos lugares daquela categoria por sexo devem retornar à pista; onde formarão uma fila. É exigido que o juiz faça a seleção do Grande Campeão e do Reservado Grande Campeão de cada grupo por sexo (macho, fêmea e castrado) nas classes Aberta, Amador e Jovem que tenham três ou mais inscritos.

Existem duas categorias adicionais, caso haja o interesse e tenha número de inscritos, mas nesta não será atribuída pontuação para efeito do Registro de Mérito ou Campeonatos, são elas: Progênie de Mãe onde poderão ser apresentados 2 animais de 4 anos ou menos, podendo ser macho ou fêmea, por mãe, a progenitora não precisa ser apresentada e Progênie de Pai onde poderão ser apresentados 3 animais de 4 anos ou menos, podendo ser macho ou fêmea, por pai e o progenitor também não precisa ser apresentado. Os cavalos a serem apresentados na categoria de Progênie de Pai e de Mãe devem ter sido apresentados em suas categorias individuais.

Texto por: Myrian Megumy Tsunokawa Hidalgo. Médica Veterinária, CRMV: 14336/PR

Referências

Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM). Regulamento Geral de Concursos e Competições da Raça Quarto de Milha: Regulamento de Provas e Competições – Revisão Setembro 2014. Disponível em: <http://www.abqm.com.br/documentos/esportes/abqm_regulamento-de-competicoes-set2014.pdf>. Acesso em: 23/04/2018

FAO – Food and Agriculture Oganization of United Nations.

Fonte:  Informativo Equestre

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-4Wh

Você pode gostar...