Oficina da Sagri debate entraves à cadeia produtiva do açaí no Pará

Identificar os gargalos da cadeia produtiva do açaí no Pará e apresentar possíveis soluções aos problemas identificados. Estes são alguns dos objetivos da Oficina de Planejamento da Cadeia Produtiva do Açaí, que irá ocorrer nos dias 14 e 15 de março, na sede do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Pa), dentro das ações do Programa Estadual de Qualidade do Açaí, coordenado pela Secretaria de Agricultura do Pará (Sagri) em parceria com os órgãos que integram a Câmara Técnica do produto. “O objetivo do Governo do Pará com o evento é identificar os problemas e, diante desse diagnóstico, promover ações de fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do Açaí no Estado”, afirma o titular da Sagri, Hildegardo Nunes.

A oficina terá a participação de representantes de toda a cadeia produtiva do açaí, de produtores, batedores e vendedores até a agroindústria. Nos dois dias de programação os trabalhos começam às 9 horas e terminam às 17 horas. Ao final dos debates será elaborado um documento com as propostas para dinamizar o setor no Estado, que será encaminhado aos órgãos e setores competentes por dar solução a essas demandas.

O gerente de Fruticultura da Sagri, Geraldo Tavares, aponta a falta de um entreposto do açaí em Belém como um dos entraves ao crescimento da cadeia produtiva do fruto no Pará. Segundo o engenheiro agrônomo, hoje a capital não dispõe de um local padronizado para receber o açaí vindo do interior. “O fruto é descarregado em portos que, muitas vezes, não oferecem a estrutura necessária ao desembarque do produto. A idéia é de que no entreposto seja também instalada uma feira temática do açaí, para permitir a comercialização de produtos feitos a partir do fruto”, explica o gerente.

Serviço: Oficina de Planejamento da Cadeia Produtiva do Açaí, dias 14 e 15 de março, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Sebrae-PA (Rua Municipalidade, 1461, Belém)

Fonte: Agencia Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rb5SCtv

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar