WhatsApp - 94.99148.2775

PA: Secretário cobra olhar mais atento sobre a Amazônia em reunião do Conseagro

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes, cobrou um olhar mais atento para a produção rural no estado do Pará e na Amazônia durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estados de Agricultura (Conseagro), realizada em São Paulo, no último dia 19.  Durante os debates sobre o Plano Safra deste ano, por exemplo, Hildegardo enfatizou a importância de se avançar no zoneamento de risco climático na região.

ArvoreCacau[1]O zoneamento é um instrumento de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura. Os estudos são elaborados com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permitem que cada município identifique a melhor época de plantio para cada cultura. “Esse é um elemento indispensável para nortear o Plano Safra e, enquanto no Sul e no Sudeste já se avançou muito, aqui na Amazônia ainda estamos patinando”, afirmou Hildegardo.

Ainda com relação ao Plano Safra, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca levantou outra preocupação: os entraves para a obtenção de crédito rural por parte dos produtores, provocados pela suspensão de títulos de propriedade. “É preciso dar uma solução para esta situação”, disse.

Hildegardo afirmou ainda durante a reunião do Conseagro, no momento em que discutia o modelo nacional de assistência técnica rural, que, como segundo maior produtor de cacau do Brasil, o Estado do Pará está preocupado com o processo de desmonte da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). “A Ceplac, ao que parece, está em vias de extinção e a substituição deste modelo não está sendo negociada e nem pensada junto com os Estados, o que pode vir a provocar sérios prejuízos para a cultura do cacau no País e para os principais produtores”, enfatizou.

Fonte: Agência Pará
Por: Simone Romero – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca
Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbh9UwS
Sobre o autor
Rodrigo Fraoli - CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio. * Saiba mais em #mktparaoagro - RURALBOOK *

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar