Parque Estadual Charapucu recebe ações de educação ambiental – Agência Pará

FOTO: ASCOM / IDEFLOR-BIO
DATA: 20.12.2016
AFUÁ – PARÁ

No mês de dezembro, a Gerência da Região Administrativa do Marajó (GRM), do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) encerrou suas atividades do ano de 2016, no Parque Estadual Charapucu, realizando a última reunião do Conselho Gestor, além de ações de educação ambiental nas comunidades existentes na Unidade de Conservação.

A reunião do Conselho Gestor teve como principal objetivo discutir e definir propostas de ações estratégicas, que irão compor o Planejamento Operacional Anual da UC para 2017. O planejamento designa de forma coerente às prioridades nos trabalhos que deverão ocorrer diante das demandas locais que potencializam a gestão participativa e proteção mais eficiente da unidade de conservação.

Dentre as discussões levantadas, a de comum acordo, foi o fortalecimento das associações/cooperativas das comunidades locais, capacitação dos moradores através de cursos, atuação local do Ideflor-bio através da construção de base fixa e realização de seminários sobre coleta seletiva, aproveitamento dos recursos de produtos florestais não madeireiros, além de capacitação dos moradores com novas alternativas de geração de renda.

FOTO: ASCOM / IDEFLOR-BIO
DATA: 20.12.2016
AFUÁ – PARÁ

A equipe técnica também se deslocou para o interior do Parque e realizou uma série de atividades voltadas para a sensibilização das comunidades locais quanto às questões ambientais. As comunidades Filadélfia (Rio Itaboca), Nova Bettel (Rio Ipixuna), Nova Aliança (Rio Preto) e Timbó (Rio Timbó) receberam atividades lúdicas, palestras e jogos educativos direcionados as principais problemáticas que afetam a unidade.

Os moradores receberam orientações sobre importância da manutenção do equilíbrio natural e conservação dos recursos naturais, bem como das espécies de animais ameaçados de extinção que fazem parte da fauna local.

A ação teve a participação de 250 pessoas, na sua maioria crianças, e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através da Coordenadoria de Educação Ambiental e do Batalhão da Policia Ambiental (BPA), com membros da Seção de Educação Ambiental.

Por Denise Silva

Fonte: Agência Pará

 

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-33Y

Você pode gostar...

×