Produção da farinha de tapioca de Santa Izabel do Pará é destaque em matéria nacional – Agência Pará

FOTO: ASCOM EMATER DATA: 19.07.2016 SANTA IZABEL DO PARÁ - PARÁ

FOTO: ASCOM EMATER
DATA: 19.07.2016
SANTA IZABEL DO PARÁ – PARÁ

Uma equipe de técnicos da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) acompanhou, na última terça-feira, 18, a produção de uma matéria feita pelo programa Bem Estar, da Rede Globo, na Vila de Americano, em Santa Izabel do Pará. A locação escolhida para a gravação foi o sítio do produtor Martinho Nascimento dos Santos, que trabalha com a produção da farinha de tapioca.

O objetivo da matéria foi mostrar ao público como é feita a produção da farinha que é considerada a de melhor qualidade em toda a região. A unidade familiar é resultado de um projeto elaborado pela Emater em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Martinho dos Santos, de 62 anos, trabalha desde 1983 com a produção de mandioca e se especializou na fabricação da farinha de tapioca. A qualidade que garantiu a fama de seu produto foi alcançada a partir de uma técnica que utiliza o caroço do açaí como combustível do forno de farinha, o que assegura a temperatura ideal para que os grãos rebentem, ou no popular, “espoquem”. Atualmente, ele chega a vender 200 sacos de 100 litros por semana nas feiras e supermercados de Belém. 

O maquinário da casa de farinha é constituído por betoneira, triturador, classificador e fornos com palhetas adaptadas, que apoiam o trabalho executado. Seu Martinho faz questão de frisar que todas as máquinas são fabricadas na própria Vila de Americano, de onde inclusive, segundo ele, 70 delas já foram vendidas para produtores de São Paulo.

A visita ao sítio foi liderada pelo engenheiro agrônomo Ronaldo da Silva Sanches, chefe do escritório local no município de Santa Izabel do Pará. A matéria gravada na unidade familiar de seu Martinho será exibida nesta quarta-feira (20).

Por Edna Moura

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-2mG

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar Operação * O limite de tempo está esgotado. Por favor, recarregue o CAPTCHA.

×