Produção de máquinas agrícolas cai 7,9% no 1º semestre de 2019

No comparativo com o mês anterior, queda foi maior ainda: 11,8%. Associação alega que pedidos foram represados por conta do atraso na divulgação do Plano Safra.

Colheita da cana-de-açúcar — Foto: Tadeu Fessel/Unica

A produção de máquinas agrícolas no Brasil diminuiu 7,9% no primeiro semestre de 2019, no comparativo com o mesmo período do ano passado, de acordo com relatório divulgado pela associação que representa as montadoras (Anfavea) nesta quinta-feira (4).

No destaque negativo dos seis primeiros meses deste ano está a produção de tratores de rodas, com uma queda de 18,6%. Do lado positivo, saíram das fábricas mais colhedoras de cana-de-açúcar, crescimento de 6,5% no período.

Na comparação com maio, a queda do segmento, que contempla também maquinas rodoviárias, foi de 11,8%.

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, afirmou que a baixa produção no comparativo com o mês passado foi porque muitos pedidos foram represados à espera do lançamento do Plano Safra 2019/20.

Mesmo com o atraso no plano, a associação acredita que a taxa de juros do crédito para o setor (Moderfrota) ficaram compatível com a atual situação fiscal do país.

Vendas internas

As vendas internas entre indústrias e concessionárias ficaram praticamente estáveis no primeiro semestre, foram 19,8 mil unidades negociadas no período contra 19,9 mil em 2018.

Frente a maio, o crescimento foi de 40,4%, com 4,4 mil unidades vendidas em junto ante 3,1 mil do mês anterior.

Fonte; G1

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-5CQ

Você pode gostar...

×