Produção integrada de abacaxi avança no sudeste do Pará – Agência Pará

Foto: Agência Pará

Foto: Agência Pará

O quarto módulo de capacitação na produção integrada de abacaxi no Pará será ministrado de 16 a 19 deste mês, em Conceição do Araguaia, sudeste do Estado. Outros três módulos já foram concluídos este ano com o objetivo de introduzir boas práticas agrícolas para produção de abacaxi com sustentabilidade e qualidade. O projeto é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A produção integrada reúne um conjunto de técnicas para produção de alimentos de alta qualidade usando manejo que assegura a manutenção dos mecanismos de regulação natural da cultura e controle das pragas, com uso mínimo de agrotóxico nas frutas. Essa prática cultural limita o uso de energia e insumos, reduzindo o custo da produção.

A produção integrada de abacaxi foi iniciada no Pará há dez anos com a capacitação de técnicos agrícolas, produtores, estudantes de agronomia e de cursos técnicos em agropecuária nos municípios líderes da produção de abacaxi no Pará. O curso é ministrado pelo pesquisador Aristóteles Matos, da Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia, um dos maiores especialistas mundiais da cultura do abacaxi.

O projeto da Sedap tem parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeituras dos municípios. Os maiores produtores de abacaxi no Pará são Floresta do Araguaia (também o maior produtor nacional) e Conceição do Araguaia, no sudeste, e Salvaterra, no Marajó. A produção atual é de 372 milhões de frutos. Em Floresta do Araguaia está a maior indústria de suco concentrado da fruta do Brasil, exportando para os países de Europa, Estados Unidos e Mercocul.

Por Leni Sampaio

Fonte: Agência Pará

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-2vH

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Validar Operação * O limite de tempo está esgotado. Por favor, recarregue o CAPTCHA.

×