WhatsApp - 94.99148.2775

Queda na demanda doméstica explica recuo de 5,8% no abate de bovinos, diz IBGE – BeefPoint

A queda na demanda doméstica explica o recuo de 5,8% no abate de bovinos no primeiro trimestre ante igual período de 2015, afirmou nesta quinta-feira, 16, o gerente de Pecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maxwell Almeida.

Fonte: Internet

Fonte: Internet

A retração é explicada pela dinâmica de recessão na economia, com queda na renda e aumento do desemprego, lembrou o pesquisador. A inflação elevada aperta ainda mais o orçamento das famílias, que cortam gastos. A carne vermelha é candidata natural a deixar as listas de compras em supermercados.

Almeida destacou que o mercado externo não basta para compensar a queda da demanda doméstica.  Segundo o pesquisador do IBGE, de 75% a 80% da criação nacional de gado é destinada ao mercado interno, ou seja, o crescimento das exportações tem efeito limitado sobre o abate total no País.

O aperto no orçamento das famílias ajuda a explicar também o crescimento do abate de aves e suínos, destacou Almeida. Ao cortar gastos, é comum os consumidores trocarem a carne vermelha por opções de proteína mais em conta, como frango, porco e até mesmo ovos.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/BZ8yJ
Sobre o autor

Posts relacionados

Seja o primeiro a comentar