Relação de troca entre leite e milho é a pior desde 2007 – Canal do Produtor

A relação de troca entre leite e milho é a pior desde dezembro de 2007, segundo dados da MBAgro. Para o pecuarista comprar uma saca de 60 kg de milho são necessários 33 litros de leite e a tendência é que o cenário não mude.
Fonte: Internet

Fonte: Internet

“Esses dados são do mês de maio, levando em conta um patamar de preços do milho. Só que esse preço subiu e tem tudo para ser a pior relação de troca da história”, projeta o analista da MBAgro César de Castro Alves. Em 2007, a relação era de 40 litros para comprar uma saca do cereal.

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço pago ao produtor em maio subiu 15% em relação ao mesmo período de 2015, remunerando R$ 1,26 pelo litro de leite. Para o analista do Cepea Wagner Yanaguizawa, a indústria projeta melhorar o preço pago ao produtor, mas a dificuldade em repassar preços ao consumidor não permite este ajuste.
Para César de Castro Alves, da MBAgro, a alta é positiva, mas os custos, principalmente de ração, deixam o produtor praticamente sem margem de lucro. Nem alternativas para mudar a alimentação dos animais, como o trigo, tem resolvido. “O produtor de leite está sem saída, as alternativas são limitadas e o jeito é tentar restringir a oferta de leite para uma melhora no preço”, analisa.
Fonte: Canal Rural / Canal do Produtor
Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/nJysd

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar