Reunião discute a implantação da Zona de Processamento e Exportação de Marabá – Agência Pará

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) fez na terça-feira (17) nova reunião para tratar sobre a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Marabá, no sudeste do Estado. Com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeia) e Secretaria Executiva do Conselho das ZPEs, órgão ligado ao ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Como empresa âncora a Aços do Pará, da multinacional argelina Cevital.

Segundo uma secretaria executiva do Conselho das Zonas de Processamento e Exportação (CZPE), Thaíse Dutra, uma reunião tem por objectivo uma proposta de criação da ZPE Marabá às especificações técnicas. “Neste momento de análises técnicas estamos conversando com Sedeme e Codec e buscando entender a realidade do Estado e da cidade de Marabá, observou também um quadro de diálogo com uma sociedade por meio de entidades representativas da região”, afirmou.

“O projeto está em fase conclusiva. Estamos reunindo com uma Secretaria Executiva do CZPE para fazer os ajustes técnicos necessários para finalização. Uma proposta de criação de um distrito industrial também está a caminho, o que não há possibilidades para os dois projetos de levarão para a cidade “, frisou o presidente da Codec, Olavo das Neves. A proposta central da reunião, segundo elemento, foi fornecida informações por parte do Governo do Estado, com o objetivo de dar celeridade ao projeto junto ao governo federal.

Após a fase técnica, o projeto segue para a análise do Conselho das ZPEs, foi elaborado por ministérios da Fazenda, Planejamento, Integração Nacional, Meio Ambiente e Casa Civil e presidido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Presidencial que cria a ZPE Marabá.

Por Igor Nascimento

Fonte: Agência Pará

Banner rodapé fornecedor

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto deste artigo é: https://wp.me/p49eYW-39C

Você pode gostar...