Reunião do Funcacau aprova verba de R$ 3 milhões para projetos da área

O Conselho Gestor do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau) aprovou, em sua primeira reunião em 2013, realizou na manhã de 28/06 (sexta-feira), na sede da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), uma verba de repasse de convênios de cerca de R$ 3 milhões para projetos que visam a consolidação e a expansão da cacauicultura no Pará.

O Funcacau é formado por representantes da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Empresa da Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), Fetagri e Fetraf, além da Sagri, que preside o conselho.

Dentre os dez projetos aprovados está o que contempla com recursos a pesquisa e controle da “Broca dos Frutos”, uma praga que ataca o cultivo de cupuaçu, e que foi detectada em 2011 na região oeste do Pará, principalmente em regiões próximas à rodovia BR-163. O controle já está sendo feito pela Adepará para que não haja a propagação da praga.

Também foi aprovada verba para a realização da 13ª Festa do Cacau do Estado do Pará, que será realizada em setembro deste ano, no município de Novo Repartimento. Além deste, mais dois eventos que comemoram a colheita da safra de cacau serão realizados nos municípios de Medicilândia e em Itaituba, ambos em agosto.

Outros projetos contemplam mais diretamente pesquisa e capacitação, como o desenvolvimento da cacauicultura em área de várzeas no Baixo Tocantins; a produção de mudas de cacau e de bananeira in vitro; capacitação de agentes de assistência técnica rural; produção de sementes híbridas de cacau; além da reconstrução de um armazém de estocagem de amêndoas de cacau em Tucumã e a editoração e lançamento do Manual Técnico do Cacaueiro para a Amazônia.

Sagri-PA

Gerson Medeiros, Hildegardo Nunes e Eliana Zacca, da Sagri, durante a reunião do Funcacau

Festivais – Ainda estão previstos para este ano a participação da secretária adjunta da Sagri, Eliana Zacca, e assessores, no V Festival Internacional de Chocolate e Cacau, que será realizado já na próxima semana, de 3 a 7 de julho, em Ilhéus (BA). Este evento, além de reunir os segmentos da cadeia produtiva do cacau do Brasil inteiro, vai servir como preparação para o I Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia, que o Governo do Pará, por meio da Sagri, vai realizar em Belém, em setembro deste ano.

O estado do Pará é o segundo maior produtor de cacau do Brasil, perdendo apenas para a Bahia, e tem em Medicilândia o município que mais produz cacau no Estado. Para este ano, a previsão é que a safra no Estado inteiro chegue a 85 mil toneladas de amêndoas de cacau.

Para o titular da Sagri, os dados de produção colocam o Pará numa situação confortável como exportador do fruto, por isso a importância da vigilância em relação aos males que possam vir a prejudicar o cultivo do cacau. “É importante investir em pesquisa, controle e prevenção. O cacau produzido no Pará tem alta qualidade e vem chamando a atenção de indústrias brasileiras e também do exterior que compram nosso produto”, enfatizou o secretário.

Durante a reunião também foi apresentado, no site da Sagri (www.sagri.pa.gov.br) o novo link para que as proposições aos recursos do Funcacau para os próximos anos possam ser feitas on line e ser acompanhadas por esse meio. Nele há informações sobre a elaboração dos projetos e downloads dos formulários necessários, além do regimento interno do Funcacau e os decretos que regularizam o funcionamento do Conselho Gestor do órgão.

Fonte: Sagri – PA

Foi útil a notícia? Seja o primeiro a comentar.
O URL curto do presente artigo é: http://ruralbook.com.br/rbpeaCD

ruralbook

Rodrigo Fraoli – CEO Ruralbook / Designer / Especialista em MKT Digital para o Agronegócio.

* Saiba mais em #mktparaoagro – RURALBOOK *

Você pode gostar...

Seja o primeiro a comentar